
Espaço da brinquedoteca do HU-UFSCar
Foto: Marilia Corbini-HU
Uma pesquisa de
mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade
Federal de São Carlos (UFSCar), teve como objetivo central analisar o brincar
nas práticas assistenciais de técnicas de enfermagem do Hospital Universitário
(HU) da UFSCar junto à criança hospitalizada. Os resultados do projeto geraram
outros três estudos e um deles - A brinquedoteca hospitalar como espaço para
atuação do técnico de enfermagem - recebeu menção honrosa no III Simpósio
Internacional da Associação Brasileira de Brinquedoteca (ABBri), realizado no
último mês de abril.
O estudo foi
realizado pela pesquisadora Gabriele Petruccelli, sob orientação de Monika
Wernet, docente do Departamento de Enfermagem (DEnf) da UFSCar, e coorientação
de Edmara Bazoni Soares Maia, docente do Departamento de Enfermagem Pediátrica
da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo
(Unifesp). O projeto premiado teve o objetivo específico de conhecer as
percepções de técnicas de enfermagem de uma unidade de internação pediátrica acerca
da brinquedoteca hospitalar e sua atuação neste ambiente. "A partir de
nosso estudo, ficou evidente que são prementes renovações na adoção do uso
intencional do brincar, do lúdico e da brinquedoteca hospitalar no Hospital
Universitário, sobretudo a necessidade de investir e apostar na equipe de
enfermagem, o que inclui o técnico", revelam as pesquisadoras.
Petruccelli aponta que a brinquedoteca é um espaço da criança e de todos os profissionais que atuam em seu cuidado. "Dessa forma, ele deve ser protegido e promovido por todos, de uso livre e aberto. Ainda, os brinquedos, livros e materiais de consumo precisam ser constantemente repostos e disponibilizados sem avarias para todos os pacientes para que assim consigam aplicar esses recursos de forma efetiva na rotina das crianças hospitalizadas", complementa.
O projeto principal, assim como os demais estudos gerados, será publicado em forma de artigos em diferentes revistas científicas. O reconhecimento com a menção honrosa reforça a importância do tema do estudo. "É fundamental discutirmos acerca da atuação do técnico de enfermagem na brinquedoteca hospitalar para que esse ambiente seja frequentado e utilizado por esse profissional em suas práticas assistenciais, promovendo um cuidado mais humanizado. Além disso, essa menção demonstra a necessidade de renovações nos posicionamentos institucionais, para que eles comecem a investir, reconhecer e sustentar a presença da brinquedoteca no ambiente hospitalar, estimulando sua equipe a conhecer esse local e os recursos lá existentes, inserindo-o em sua rotina de cuidados", concluem.
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