Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Brasileiros apostam em alimentação equilibrada, exercícios físicos e investimento em saúde mental para viver melhor

De acordo com estudo da consultoria Neura, o setor de cosméticos e o ramo financeiro são os que possuem mais confiança no auxílio da qualidade de vida

 

Pensando em garantir um amanhã menos resistente a mudanças é que a Neura, consultoria de estudos comportamentais e porquês, utiliza a pesquisa proprietária, A Permanência da Impermanência, para inserir o conceito de forma mais imersiva na vida dos brasileiros. Dentre as principais ações adotadas pelos brasileiros para viver mais e melhor, destacam-se alimentação equilibrada, exercícios físicos e cuidado com a saúde mental, com 71% dos participantes praticando pelo menos uma das citadas. Além disso, outras mencionadas foram: ter um propósito de vida, dormir bem e não fumar. 

Ainda segundo a pesquisa, os entrevistados acreditam que a indústria de alimentos é a que mais pode ajudar no ramo, seguida das seguradoras de saúde, setor financeiro e farmacêutico. Mas, apesar da posição de destaque, apenas 37% dos brasileiros confia no ramo alimentício para auxiliá-los na jornada de impermanência. O de cosméticos conta com 67% de confiança. Já o financeiro, 45%. 

“A impermanência é a interação com o tempo e o reconhecimento de que mudanças são necessárias para o crescimento. Enquanto o envelhecimento é uma visão linear e fatalista, a impermanência oferece perspectiva mais flexível e adaptativa à vida. É preciso levar em conta as vivências pessoais, histórico sociocultural e a jornada de cada um para tangibilizar as verdadeiras necessidades e anseios”, completa Andre Cruz, CEO e fundador da Neura. 

Nesse meio, de acordo com o levantamento, 80% dos entrevistados acreditam ser possível se preparar para envelhecer mais e melhor, mas apenas 4% das pessoas relatam que sempre se planejaram para isso, enquanto 9% mudou hábitos recentemente. 

Segundo a pesquisa, para contribuir com uma realidade mais impermanente e aumentar a credibilidade com a população, as marcas, pessoas e negócios devem estar alinhados com propósitos do conceito e serem autênticos em seus posicionamentos. Atitudes como contribuir para a descolonização do tempo, pensar além da idade cronológica e fortalecer a pró-idade são algumas das citadas pelo estudo. Além disso, auxiliar no controle da bioansiedade e na construção de sociedade intergeracional também são ótimas opções para se alinhar à impermanência. 

“Muito embora as pessoas queiram viver mais, a percepção muda quando existe a perda de qualidade. 64% dos respondentes preferem viver menos, mas com maior qualidade. E é exatamente nisso que os negócios devem pensar”, finaliza Cruz.


Neura
Mais informações basta acessar o site

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados