Estudo da Imaginadora expõe os contrastes entre o desejo de
viajar acompanhado e as dificuldades de conciliar preferências
Planejar uma viagem em grupo costuma começar com entusiasmo: surge o grupo no WhatsApp, as sugestões de roteiro, os memes e a empolgação para criar memórias juntos. Mas basta a viagem começar para que o encanto dê lugar a pequenos atritos. Enquanto uns querem acordar cedo, outros preferem dormir até mais tarde e relaxar; há quem busque contato com a natureza e quem prefira explorar a vida noturna. No papel, a companhia é perfeita — mas na prática, conciliar interesses e ritmos diferentes pode transformar a experiência em um verdadeiro teste de convivência.
Foi para entender esse equilíbrio
delicado entre afeto e conflito - além de outros aspectos sobre
a forma como os brasileiros viajam - que a Imaginadora - agência de
marketing para turismo, relações públicas e eventos com ampla experiência na
promoção de destinos, parques e marcas - lançou o estudo “Um Novo
Jeito de Viajar”, ouvindo mais de mil pessoas de todas as
regiões do país.
Entre os dados mais reveladores está o desejo de compartilhar a jornada: 59,1% dos brasileiros preferem viajar com familiares, 48,3% com parceiros(as) e 21,2% com amigos. Apenas 17,3% dizem gostar de viajar sozinhos. Criar momentos especiais com pessoas queridas é o principal valor para 65,9% dos entrevistados, seguido por ter companhia para explorar ambientes novos (50,6%). Mas, junto com o afeto, vêm os desafios: 42,7% apontam a diferença de interesses na programação como o maior obstáculo em viagens em grupo, seguidos pelo descompasso de ritmos (36,1%) — como acordar cedo versus dormir até mais tarde, — descumprimento de horários combinados (36,3%), falta de colaboração prática (22%) — como ajudar a carregar malas ou montar roteiros — e até questões pessoais, como ronco ou hábitos incômodos durante o sono (16,7%).
Há ainda quem se sinta desconfortável com insegurança
excessiva (21,3%) ou com a falta de habilidade digital
(7,6%) do companheiro de viagem. A mesma porcentagem de pessoas
(7,6%) afirma que nada os incomoda.
Embora 61% considerem ideal viajar em grupos pequenos (de três a cinco pessoas), a gestão prática do grupo nem sempre é simples: 40% preferem dividir os custos à medida que eles acontecem e 30.4% determinam o valor que cada pessoa deve pagar antes da viagem. Já sobre o tempo de planejamento para a viagem, 37.5% se preparam com dois ou quatro meses de antecedência e 28.1%, entre cinco e seis meses de antecedência.
A pesquisa "Um Novo Jeito de Viajar" revela que, por mais afetuoso que seja o grupo, viajar junto também exige tolerância, alinhamento, disposição para ceder, jogo de cintura e empatia.
Com o lançamento desse estudo, a
Imaginadora anuncia a criação de seu núcleo de pesquisa voltado ao turismo,
ampliando sua atuação estratégica e passando a oferecer não apenas serviços
criativos de promoção e eventos, mas também inteligência de mercado. A proposta
é fornecer dados concretos e análises comportamentais
que ajudem o setor a entender melhor o viajante brasileiro e desenvolver ações
mais eficazes, segmentadas e alinhadas às transformações do mercado. O
relatório completo será apresentado em eventos e webinars ao longo dos próximos
meses.
“A criação do nosso núcleo de pesquisa é um
passo natural dentro da nossa missão e completa o portfólio da Imaginadora, que
se posiciona como um hub de soluções para destinos, parques temáticos e demais
empresas do ecossistema do turismo. Queremos contribuir para as estratégias de
nossos clientes entregando dados reais. E entender o comportamento do seu
público é matéria prima para o acerto. Os desejos dos turistas estão em
constante transformação e os destinos também. Empresas que não saem à campo
para conhecer para quem vendem, arriscam seus investimentos, agem com base em
palpites, preferências pessoais e não com conhecimento”, afirma Ana Donato,
sócia-diretora da Imaginadora.
Liderada por Marjori Schroeder e Ana Donato,
a Imaginadora é uma agência de marketing para turismo, relações públicas e
eventos com ampla experiência na promoção de destinos e marcas. Com 18 anos de
atuação, a empresa desenvolve estratégias para governos, empresas e
organizações do setor, fortalecendo a presença de destinos turísticos por meio
de storytelling, parcerias e ações direcionadas. Para saber mais, acesse imaginadora.com.br e nosso perfil no
Instagram @imaginadora_brasil.
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