- 43% das mulheres das classes D e E
são as únicas responsáveis pelas finanças dos lares; número que cai para
18% nas classes A e B.
- Pesquisa mostra que 93% das
mulheres participam financeiramente das despesas familiares no Brasil e em
33% dos lares elas são as únicas responsáveis.
- Segundo o estudo, 90% das mulheres
são obrigadas a equilibrar o desafio profissional sem se descuidar das
responsabilidades domésticas.
- Pelo menos 40% das mulheres
priorizam a preocupação com as dívidas no momento de organizar o orçamento
familiar.
- Mulheres fecham 25% a mais de
acordos do que os homens no Feirão Serasa Limpa Nome.
- Adquirir um imóvel e quitar as
dívidas são os principais objetivos financeiros das mulheres.
Cada vez mais protagonistas da realidade brasileira em todas as circunstâncias, as mulheres assumiram de vez a liderança no controle financeiro das famílias, em especial as de menor renda, como revela pesquisa inédita produzida para marcar o Dia Internacional da força feminina. De acordo com o levantamento, 93% das mulheres contribuem financeiramente para o sustento do lar, sendo que, em 33% das famílias, elas são as únicas responsáveis pela geração de renda. Em 2023, o índice de mulheres que participavam das finanças das casas era de 88%.
O desafio é maior para as mulheres das classes D e E, que são as
únicas responsáveis financeiras em 43% dos lares. Há uma grande diferença
social ao comparar com as classes A e B, quando a responsabilidade feminina
pelo sustento familiar cai para 18%. O destaque delas se reforça em relação ao
planejamento econômico: 64% das entrevistadas pelo Instituto Opinion Box
afirmam liderar a organização financeira da família.
Dupla jornada
O protagonismo, porém, traz impactos preocupantes, como revelam 90% das entrevistadas: além do trabalho profissional de gerar renda fora de casa, as mulheres não têm a opção de renunciar às responsabilidades domésticas, tendo de equilibrar as duas frentes ao mesmo tempo. Mesmo assim, 85% delas celebram o fato de conquistarem espaços no mundo das finanças, um terreno predominantemente masculino por décadas.
Chama a atenção, negativamente, o fato de que somente 66% das
entrevistadas percebem que o trabalho externo de geração de renda é valorizado
dentro da própria casa, um percentual que melhora conforme a renda.
“Felizmente percebemos o crescimento do papel das mulheres na gestão
financeira dos lares, tomando esse papel de garantia de um orçamento familiar
sob controle”, afirma Patrícia Camillo, gerente da Serasa. “Acostumadas a
gerenciar a rotina e até situações de escassez, elas conseguem equilibrar as
reais necessidades à renda disponível e se mostram mais preocupadas em evitar o
endividamento familiar”, confirma a especialista em educação financeira.
Imóvel e dívida quitada
A pesquisa ainda reforça a responsabilidade feminina
destacada pela especialista da Serasa. Quando estimuladas a revelar os planos
financeiros para o futuro, 36% das mulheres colocam a compra de imóvel e a
quitação das dívidas já contraídas como prioridade, um indicador que reflete as
negociações registradas no Feirão Serasa Limpa Nome: as mulheres fecharam 25%
mais acordos do que os homens, demonstrando maior compromisso com a
regularização das finanças.
Outros insights da pesquisa
- A dificuldade de obter crédito (47%) e o endividamento (31%)
são os principais desafios enfrentados pelas mulheres.
- Quanto mais jovens, mais dificuldades as mulheres têm de
conseguir crédito: são 62% das mulheres da Geração Z, 48% entre
Millennials, 40% entre a Geração X e 16% entre as Baby Boomers.
- 8 em cada 10 mulheres pediram crédito nos últimos 12 meses:
pagar uma despesa inesperada (26%), pagar dívidas de cartão (22%) e limpar
o nome (21%) são os principais motivos da solicitação.
- 85% das mulheres entrevistadas já tiveram algum pedido de
crédito negado.
- As redes sociais são a maior fonte de aprendizado sobre
finanças entre as mulheres (33%), seguido pelas informações em site/app de
banco (28%) e buscadores na internet (26%).
- 3 em cada 4 mulheres se sentem representadas e mais confiantes
quando escutam mulheres falando sobre economia.
Metodologia
Pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box entre 14 e 24 de
fevereiro de 2025, com 1.383 entrevistas realizadas com mulheres de todo o
país. Margem de erro: 1,6pp
Serasa
www.serasa.com.br
@serasa
Nenhum comentário:
Postar um comentário