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segunda-feira, 31 de março de 2025

Em tempo de reajuste, priorizar a saúde é imprescindível


Anualmente, o final do primeiro trimestre é marcado pelo reajuste dos preços dos medicamentos, que é normatizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), um órgão interministerial vinculado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Para definir o percentual, a CMED leva em consideração inflação acumulada, produtividade da indústria farmacêutica, custos de produção e comercialização, além dos preços internacionais. 

E o reajuste dos medicamentos em 2025 deve chegar a 5,06%, ou seja, acima da inflação, o que deve impactar os preços de mais de 3.100 medicamentos, que representam 36% do total de produtos da lista do órgão. 

Apesar de significar o teto, ou seja, o limite máximo para o aumento, muitos consumidores podem ser surpreendidos no momento da compra, caso não estejam atentos à mudança, descontinuando ou não aderindo a tratamentos essenciais para a manutenção da saúde. 

Para se ter uma ideia, pesquisas realizadas pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), em 2019, e pela Revista de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), em 2018, indicam que quase a metade da população brasileira deixa de comprar medicamentos devido ao preço. E cerca de 30% de pacientes de doenças crônicas não aderem ao tratamento por conta do custo dos remédios. 

Desta forma, os últimos dias de março merecem a atenção da população, pois podem ser muito estratégicos e oportunos, principalmente para quem tem doença crônica, faz uso de medicamentos contínuos ou passa momentaneamente por algum tipo de tratamento. 

O consumidor pode manter o seu poder de compra e se organizar em relação aos tratamentos, antecipando a compra dos medicamentos. Não apenas para garantir preços sem ajustes, mas principalmente porque as principais redes de farmácia do Brasil aderem a campanhas de incentivo e apoio à população, garantindo parcelamento de até 10x e promoções e descontos que podem chegar a 85%. 

O momento é ideal para priorizar a saúde, organizar a caixinha de remédios, garantir a manutenção dos tratamentos e, consequentemente, uma vida com mais qualidade e longevidade.

 


Renato Camargo - VP de Clientes nas Farmácias Pague Menos & Extrafarma. Também atua como investidor anjo e advisor para startups. Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, tem pós-graduação em administração de empresas e MBA em gestão empresarial, ambos pela FGV. Teve passagem pela RecargaPay, como Country Manager & CMO; pelo GPA, como Head de Marketing; e pelo Grupo Accor, como Gerente Geral de Marketing para a América Latina, além de Gol Linhas Aéreas, Panrotas Editora e Grupo White de Comunicação


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