Anualmente,
o final do primeiro trimestre é marcado pelo reajuste dos preços dos
medicamentos, que é normatizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos
(CMED), um órgão interministerial vinculado à Agência Nacional de Vigilância
Sanitária (Anvisa).
Para definir o
percentual, a CMED leva em consideração inflação acumulada, produtividade da
indústria farmacêutica, custos de produção e comercialização, além dos preços
internacionais.
E o reajuste dos
medicamentos em 2025 deve chegar a 5,06%, ou seja, acima da inflação, o que
deve impactar os preços de mais de 3.100 medicamentos, que representam 36% do
total de produtos da lista do órgão.
Apesar de significar o
teto, ou seja, o limite máximo para o aumento, muitos consumidores podem ser
surpreendidos no momento da compra, caso não estejam atentos à mudança,
descontinuando ou não aderindo a tratamentos essenciais para a manutenção da
saúde.
Para se ter uma ideia,
pesquisas realizadas pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ),
em 2019, e pela Revista de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), em
2018, indicam que quase a metade da população brasileira deixa de comprar
medicamentos devido ao preço. E cerca de 30% de pacientes de doenças crônicas
não aderem ao tratamento por conta do custo dos remédios.
Desta forma, os últimos
dias de março merecem a atenção da população, pois podem ser muito estratégicos
e oportunos, principalmente para quem tem doença crônica, faz uso de
medicamentos contínuos ou passa momentaneamente por algum tipo de tratamento.
O consumidor pode manter
o seu poder de compra e se organizar em relação aos tratamentos, antecipando a
compra dos medicamentos. Não apenas para garantir preços sem ajustes, mas
principalmente porque as principais redes de farmácia do Brasil aderem a
campanhas de incentivo e apoio à população, garantindo parcelamento de até 10x
e promoções e descontos que podem chegar a 85%.
O momento é ideal para priorizar a saúde, organizar a caixinha de
remédios, garantir a manutenção dos tratamentos e, consequentemente, uma vida
com mais qualidade e longevidade.
Renato Camargo - VP de Clientes nas Farmácias Pague Menos & Extrafarma. Também atua como investidor anjo e advisor para startups. Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, tem pós-graduação em administração de empresas e MBA em gestão empresarial, ambos pela FGV. Teve passagem pela RecargaPay, como Country Manager & CMO; pelo GPA, como Head de Marketing; e pelo Grupo Accor, como Gerente Geral de Marketing para a América Latina, além de Gol Linhas Aéreas, Panrotas Editora e Grupo White de Comunicação
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