Imagens com câmera termográfica foram capturadas nos dias 25 e 26 de fevereiro pelo movimento As Águas Vão Rolar, que reúne blocos da cidade para pressionar Prefeitura por medidas de segurança contra eventos climáticos extremos durante a festa deste ano.
No início do mês, um grupo de mais de 70 blocos enviou uma carta à Prefeitura de São Paulo e à SPTuris cobrando medidas preventivas para enfrentar as fortes chuvas e o calor. A criação de um gabinete de crise, a distribuição de água gratuita e a flexibilidade dos horários da concentração e desfile dos blocos são algumas das reivindicações do movimento batizado de As Águas Vão Rolar.
Desde então, a Prefeitura anunciou que serão oferecidos 2,2 milhões de copos de água nos três finais de semana de desfiles dos blocos. O número, porém, representa menos de 15% do público estimado em 16 milhões pela gestão municipal durante os dias de folia. Já as garrafas de 500 ml de água serão vendidas por ambulantes a R$ 5,00, preço sugerido pela Ambev, patrocinadora oficial do evento, que tem exclusividade nas vendas e não manifestou nenhuma doação voluntária de água para a cidade. Os valores são os mesmos que serão aplicados à lata de cerveja.
A previsão para o carnaval em São Paulo é de calor intenso, com temperaturas até 5ºC acima da média. Diante disso, o movimento utilizou uma câmera termográfica para capturar a temperatura de diversos pontos de concentração e trajetos de alguns dos maiores blocos na cidade, como o Theatro Municipal e a Praça da República, no Centro, a Av. Sumaré, na Zona Oeste, e o Parque do Ibirapuera, na Zona Sul.
Imagem
capturada, no dia 26 de fevereiro de 2024, da Av. Pedro Álvares Cabral, em
frente ao Obelisco do Ibirapuera, que será ponto de concentração do bloco Navio
Pirata, da banda BaianaSystem.
As imagens foram feitas pela fotógrafa Ana
Viotti, nos dias 25 e 26 de fevereiro, entre 11h e 14h, e registraram
temperaturas que passam dos 50ºC, sobretudo no asfalto e áreas
edificadas.
Fotos: https://bit.ly/imagens-calor
Créditos: As Águas Vão Rolar/asaguasvaorolar.com
Dicas
para foliões
Para incentivar que os foliões se hidratem e
curtam o Carnaval com segurança, o movimento criou também uma campanha que será
distribuída pelos blocos nas redes sociais e durante o evento.
Confira algumas dicas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário