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terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

LATAM abre quase 900 vagas para comissários de voo e copilotos no Brasil

 Novo investimento é anunciado logo após companhia bater o recorde de mais de 1 mil contratações de tripulantes no país em 2024

Empresa aérea que mais investe no Brasil abrirá inscrições a partir de 14 de fevereiro de 2025 para quem quer fazer parte de seu grupo de voo no país; Serão 738 vagas para tripulantes de cabine e 157 vagas para tripulantes técnicos

 

A LATAM Brasil, maior empregadora do setor aéreo nacional com 20,5 mil funcionários atualmente, acaba de anunciar a abertura de seu processo seletivo para tripulantes técnicos e de cabine em 2025. O novo investimento é anunciado logo após a companhia bater o recorde de mais de 1 mil contratações de tripulantes no país em 2024.

No novo ano processo seletivo da LATAM no Brasil, serão abertas 738 vagas para Comissários de Voo e 157 vagas para Copilotos, disponíveis para inscrição a partir de 14 de fevereiro de 2025 em  https://www.latamairlines.com/br/pt/trabalhe-conosco.

“A abertura de quase 900 vagas para o complemento do nosso grupo de voos em apenas 1 ano é mais um reforço do forte investimento que a LATAM tem feito no Brasil e de como é possível, com o devido planejamento, investir de forma eficiente e sustentável em um setor fundamental para a nossa economia e sociedade”, afirma Jefferson Cestari, diretor de Recursos Humanos da LATAM Brasil.


SAIBA MAIS SOBRE AS VAGAS

Tripulantes de cabine - para se cadastrar nesta vaga, os requisitos são:

  • Ser maior de 18 anos; 
  • Formação: Ensino Médio Completo; 
  • Certificado Médico Aeronáutico (CMA), com validade mínima de 1 ano - no ato da inscrição;
  • Imprescindível: Aprovação no exame teórico ANAC (Banca ANAC) - no ato da inscrição;
  • Imprescindível: Experiência de trabalho em áreas de serviços, cargos de atendimento ao cliente e/ou vendas;
  • Diferencial: Inglês e/ou Espanhol;
  • Passaporte Brasileiro válido - no momento da admissão;
  • Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) | Vacina de Febre amarela (FA) - no momento da admissão.

As inscrições estarão abertas de 14 a 19 de fevereiro de 2025 em: https://www.latamairlines.com/br/pt/trabalhe-conosco. Importante que o perfil do candidato no Trabalhe Conosco esteja utilizado e que o e-mail de contato cadastrado seja preferencialmente @gmail.

Vale reforçar que, uma das mudanças implementadas pela LATAM para garantir processos seletivos mais diversos e inclusivos para tripulantes de cabine, diz respeito à exigência do idioma (inglês ou espanhol), que deixou de ser obrigatória e passou a ser desejável para o cargo. A companhia continua a aplicar o teste de idiomas para mapeamento, mas os critérios para a escolha dos candidatos são agora totalmente baseados em outras capacidades técnicas para exercício da função e em suas competências comportamentais. 

Outra iniciativa para democratizar o processo seletivo é a realização de 90% das suas etapas de forma online, com apenas exames e entrevista final presencial em locais próximos ao candidato. Isso contribui para que pessoas de todos os estados possam se candidatar e participar das etapas sem a necessidade de deslocamento até São Paulo, como era feito anteriormente até 2022.


Formatura Comissários(as) de Voo da LATAM Brasil
Crédito: Divulgação LATAM

Tripulantes Técnicos - para se cadastrar nesta vaga, os requisitos são:

  • Experiência mínima de 150 horas totais de voo de avião;
  • Licença de Piloto Comercial de Avião;
  • Habilitação IFRA;
  • Habilitação MLTE ou Tipo;
  • CCT de PLA;
  • ICAO 4 ou Superior com validade mínima de 1 ano - no ato da inscrição;
  • CMA de primeira classe com validade mínima de 1 ano - no ato da admissão;
  • Curso Superior Completo;
  • Passaporte brasileiro válido - no momento da admissão;
  • Diferencial: Visto Americano (B1/B2) válido;
  • Diferencial: Curso de jet training ou habilitação Tipo.

O prazo para inscrição vai de 14 a 23 de fevereiro de 2025 em: https://www.latamairlines.com/br/pt/trabalhe-conosco. Importante que o perfil do candidato no Trabalhe Conosco esteja utilizado e que o e-mail de contato cadastrado seja preferencialmente @gmail.

Vale destacar que a LATAM superou em 70% a meta de contratação de tripulantes técnicos para o ano de 2024.


Integração de novos pilotos e pilotas da LATAM Brasil
Crédito: Divulgação LATAM


Após a seleção e aprovação no processo, os tripulantes passarão pelos devidos treinamentos oferecidos pela LATAM antes de seguir para o voo.


COMO É O TREINAMENTO DE TRIPULANTES DE CABINE NA LATAM

A LATAM oferece um treinamento completo para todos os seus tripulantes de cabine que atuam em voos domésticos no Brasil e internacionais de curta e longa distância. O treinamento inicial, ou seja, para recém contratados, tem uma carga aproximada de 234 horas e as atividades são aplicadas e conduzidas especialmente de acordo com o modelo da aeronave que o tripulante irá voar e suas configurações.

Os treinamentos são tanto online quanto práticos, e englobam simulação de atividades como pouso na água ou em floresta/mata; operação de portas e saídas de emergência da aeronave; manuseio das galleys (cozinha do avião); evacuações de emergência; primeiros socorros; atividades com fumaça e técnicas de resgates de passageiros nessas situações; além de aulas de serviço de bordo e atendimento.

Local para Treinamento de Comissários(as) na Academia Corporativa LATAM
Crédito: Divulgação LATAM


COMO É O TREINAMENTO DE PILOTOS NA LATAM

O treinamento de tripulantes técnicos que acabaram de entrar na LATAM conta com uma duração média de 3 a 4 meses e é dividido em 3 fases:

Treinamento de Solo: primeira etapa, em que os novos pilotos estudam os sistemas da aeronave, temas técnicos, organizacionais, de legislação e regulamentação aeronáutica. Hoje, grande parte desse treinamento é online, enquanto os treinamentos práticos são realizados presencialmente na Academia Corporativa LATAM.

Simulador de Voo: após a conclusão da fase de treinamento de solo, avançam para o treinamento em simulador, realizado em duplas com um instrutor qualificado, em centros de treinamento certificados. Nesta fase, são preparados para lidar com cenários normais e anormais. O treinamento é finalizado com uma sessão de avaliação por um examinador credenciado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que confirma a aptidão dos pilotos para prosseguir à fase final de treinamento.

Instrução em Rota: essa é a fase final e de adaptação aos voos da LATAM, em que os pilotos, acompanhados por um comandante instrutor, conhecem a rotina da empresa e se familiarizam com os seus aeroportos e locais de operação. Esta é a última etapa para qualificá-los como copilotos ou comandantes. Embora já estejam preparados desde a fase de instrução em simulador, devem passar por uma avaliação final em rota para voar regularmente sem a presença de um instrutor.

Após o treinamento inicial,  todos os pilotos da LATAM passam anualmente por treinamentos e exames de revalidação.


Treinamento de pilotos(as) na Academia Corporativa LATAM
Crédito: Divulgação LATAM


MAIS CAPACITAÇÃO

Em dezembro de 2024, a LATAM inaugurou no Brasil a Escola LATAM, um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação no País. Inicialmente voltada para a formação de novos mecânicos aeronáuticos, as aulas da Escola LATAM foram iniciadas em janeiro de 2025, com uma primeira turma de 70 funcionários bolsistas da própria empresa. A LATAM, vale destacar, é a única companhia aérea brasileira a ter um Centro de Instrução certificado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para a formação de mecânicos de manutenção aeronáutica.

MAIS AVIÕES

Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%. É esse o resultado do recebimento pela companhia de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023.

MAIS VOOS E ASSENTOS

Atualmente, a LATAM é a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no País, com voos para 52 aeroportos em território nacional. Para 2025, a companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK*) no Brasil.

Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago.

 

Grupo LATAM
Mais informações financeiras aqui


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