Novo investimento é anunciado logo após companhia bater o recorde de mais de 1 mil contratações de tripulantes no país em 2024
Empresa aérea que mais
investe no Brasil abrirá inscrições a partir de 14 de fevereiro de 2025 para
quem quer fazer parte de seu grupo de voo no país; Serão 738 vagas para
tripulantes de cabine e 157 vagas para tripulantes técnicos
A LATAM Brasil, maior empregadora do setor aéreo nacional com 20,5 mil funcionários atualmente, acaba
de anunciar a abertura de seu processo seletivo para tripulantes técnicos e de
cabine em 2025. O novo investimento é anunciado logo após a companhia bater o
recorde de mais de 1 mil contratações de tripulantes no país em 2024.
No novo ano processo seletivo da LATAM no Brasil, serão abertas
738 vagas para Comissários de Voo e 157 vagas para Copilotos, disponíveis para
inscrição a partir de 14 de fevereiro de 2025 em https://www.latamairlines.com/br/pt/trabalhe-conosco.
“A abertura de quase 900 vagas para o complemento do nosso grupo
de voos em apenas 1 ano é mais um reforço do forte investimento que a LATAM tem
feito no Brasil e de como é possível, com o devido planejamento, investir de
forma eficiente e sustentável em um setor fundamental para a nossa economia e
sociedade”,
afirma Jefferson Cestari, diretor de Recursos Humanos da LATAM Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE AS VAGAS
Tripulantes de cabine - para se cadastrar nesta vaga, os requisitos são:
- Ser maior de 18 anos;
- Formação: Ensino Médio
Completo;
- Certificado Médico Aeronáutico
(CMA), com validade mínima de 1 ano - no ato da inscrição;
- Imprescindível: Aprovação no
exame teórico ANAC (Banca ANAC) - no ato da inscrição;
- Imprescindível: Experiência de
trabalho em áreas de serviços, cargos de atendimento ao cliente e/ou
vendas;
- Diferencial: Inglês e/ou
Espanhol;
- Passaporte Brasileiro válido -
no momento da admissão;
- Certificado Internacional de
Vacinação ou Profilaxia (CIVP) | Vacina de Febre amarela (FA) - no momento
da admissão.
As inscrições estarão abertas de 14 a 19 de fevereiro de 2025 em: https://www.latamairlines.com/br/pt/trabalhe-conosco. Importante que o
perfil do candidato no Trabalhe Conosco esteja utilizado e que o e-mail de
contato cadastrado seja preferencialmente @gmail.
Vale reforçar que, uma das mudanças implementadas pela LATAM para
garantir processos seletivos mais diversos e inclusivos para tripulantes de
cabine, diz respeito à exigência do idioma (inglês ou espanhol), que deixou de
ser obrigatória e passou a ser desejável para o cargo. A companhia continua a
aplicar o teste de idiomas para mapeamento, mas os critérios para a escolha dos
candidatos são agora totalmente baseados em outras capacidades técnicas para
exercício da função e em suas competências comportamentais.
Outra iniciativa para democratizar o processo seletivo é a
realização de 90% das suas etapas de forma online, com apenas exames e
entrevista final presencial em locais próximos ao candidato. Isso contribui
para que pessoas de todos os estados possam se candidatar e participar das
etapas sem a necessidade de deslocamento até São Paulo, como era feito
anteriormente até 2022.
Formatura Comissários(as) de Voo da LATAM Brasil
Crédito: Divulgação LATAM
Tripulantes Técnicos - para se cadastrar nesta vaga, os requisitos são:
- Experiência mínima de 150 horas
totais de voo de avião;
- Licença de Piloto Comercial de
Avião;
- Habilitação IFRA;
- Habilitação MLTE ou Tipo;
- CCT de PLA;
- ICAO 4 ou Superior com validade
mínima de 1 ano - no ato da inscrição;
- CMA de primeira classe com
validade mínima de 1 ano - no ato da admissão;
- Curso Superior Completo;
- Passaporte brasileiro válido -
no momento da admissão;
- Diferencial: Visto Americano
(B1/B2) válido;
- Diferencial: Curso de jet
training ou habilitação Tipo.
O prazo para inscrição vai de 14 a 23 de fevereiro de 2025 em: https://www.latamairlines.com/br/pt/trabalhe-conosco. Importante que o
perfil do candidato no Trabalhe Conosco esteja utilizado e que o e-mail de
contato cadastrado seja preferencialmente @gmail.
Vale destacar que a LATAM superou em 70% a meta de contratação de tripulantes
técnicos para o ano de 2024.
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Integração de novos pilotos e pilotas da LATAM Brasil Crédito: Divulgação LATAM |
Após a seleção e aprovação no processo, os tripulantes passarão
pelos devidos treinamentos oferecidos pela LATAM antes de seguir para o voo.
COMO É O TREINAMENTO DE TRIPULANTES DE CABINE NA LATAM
A LATAM oferece um treinamento completo para todos os seus
tripulantes de cabine que atuam em voos domésticos no Brasil e internacionais
de curta e longa distância. O treinamento inicial, ou seja, para recém
contratados, tem uma carga aproximada de 234 horas e as atividades são
aplicadas e conduzidas especialmente de acordo com o modelo da aeronave que o
tripulante irá voar e suas configurações.
Os treinamentos são tanto online quanto práticos, e englobam
simulação de atividades como pouso na água ou em floresta/mata; operação de
portas e saídas de emergência da aeronave; manuseio das galleys (cozinha do
avião); evacuações de emergência; primeiros socorros; atividades com fumaça e
técnicas de resgates de passageiros nessas situações; além de aulas de serviço
de bordo e atendimento.
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Local para Treinamento de Comissários(as) na Academia Corporativa LATAM Crédito: Divulgação LATAM |
COMO É O TREINAMENTO DE PILOTOS NA LATAM
O treinamento de tripulantes técnicos que acabaram de entrar na
LATAM conta com uma duração média de 3 a 4 meses e é dividido em 3 fases:
Treinamento de Solo: primeira etapa, em que os novos pilotos estudam os sistemas
da aeronave, temas técnicos, organizacionais, de legislação e regulamentação
aeronáutica. Hoje, grande parte desse treinamento é online, enquanto os
treinamentos práticos são realizados presencialmente na Academia Corporativa
LATAM.
Simulador de Voo: após a conclusão da fase de treinamento de solo, avançam
para o treinamento em simulador, realizado em duplas com um instrutor
qualificado, em centros de treinamento certificados. Nesta fase, são preparados
para lidar com cenários normais e anormais. O treinamento é finalizado com uma
sessão de avaliação por um examinador credenciado pela ANAC (Agência Nacional
de Aviação Civil), que confirma a aptidão dos pilotos para prosseguir à fase
final de treinamento.
Instrução em Rota: essa é a fase final e de adaptação aos voos da LATAM, em que
os pilotos, acompanhados por um comandante instrutor, conhecem a rotina da
empresa e se familiarizam com os seus aeroportos e locais de operação. Esta é a
última etapa para qualificá-los como copilotos ou comandantes. Embora já
estejam preparados desde a fase de instrução em simulador, devem passar por uma
avaliação final em rota para voar regularmente sem a presença de um instrutor.
Após o treinamento inicial, todos os pilotos da LATAM passam
anualmente por treinamentos e exames de revalidação.
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Treinamento de pilotos(as) na Academia Corporativa LATAM Crédito: Divulgação LATAM |
MAIS CAPACITAÇÃO
Em dezembro de 2024, a LATAM inaugurou no Brasil a Escola LATAM, um programa profissionalizante para o
desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação no País. Inicialmente
voltada para a formação de novos mecânicos aeronáuticos, as aulas da Escola
LATAM foram iniciadas em janeiro de 2025, com uma primeira turma de 70
funcionários bolsistas da própria empresa. A LATAM, vale destacar, é a única
companhia aérea brasileira a ter um Centro de Instrução certificado pela ANAC
(Agência Nacional de Aviação Civil) para a formação de mecânicos de manutenção
aeronáutica.
MAIS AVIÕES
Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%. É esse o resultado do recebimento pela
companhia de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023.
MAIS VOOS E ASSENTOS
Atualmente, a LATAM é a empresa aérea que mais adiciona voos e
assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no
País, com voos para 52 aeroportos em território nacional. Para 2025, a
companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos
(ASK*) no Brasil.
Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais
conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no
exterior. Em 2024, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima,
Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago.
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