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terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Proibição dos celulares nas escolas reacende debate sobre tecnologia e educação

 Especialistas defendem que a proibição não basta e destacam a necessidade de educação digital para preparar estudantes para o uso consciente e produtivo das tecnologias 

 

A recente lei que proíbe o uso dos celulares nas escolas tem alimentado debates sobre os seus impactos e a necessidade de repensar a relação entre tecnologia e educação. Para Thais Pianucci, CEO da Start by Alura, solução de aprendizado que capacita escolas a ensinar programação desenvolvendo pensamento computacional, a medida reflete uma resposta inevitável ao uso inadequado dos dispositivos em sala de aula. "O uso excessivo dos celulares gera distrações e compromete a concentração dos estudantes, o que tornou necessária a adoção de    medidas mais rígidas. Chegamos a um ponto crítico em que a única solução encontrada foi a proibição. As leis, em geral, são criadas para corrigir disfunções na sociedade, e esta surge como uma resposta clara a um problema crescente", explica. 

 

Neste cenário, a necessidade de incluir na educação conteúdos que abordem o mundo digital, desde o funcionamento de algoritmos até o uso criativo e ético das tecnologias. "Estamos repetindo com a inteligência artificial o mesmo erro que cometemos com a internet e as redes sociais: disponibilizá-las sem ensinar como funcionam ou como podem ser utilizadas de forma consciente", alerta Thais. 



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