Especialista lista cuidados essenciais para
quem vai colocar o pé na areia nestas fériasEvitar o sol entre 10h e 16h, usar chapéu, óculos de sol
e roupas com proteção UV são alguns dos cuidados necessários na praia
Freepik
Levantamento sobre tendência de viagens e comportamento dos brasileiros feita pelo Ministério do Turismo e pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, apontou que cerca de 59 milhões de brasileiros, ou seja, mais de um terço da população (35%), pretende viajar a lazer durante este verão, entre os meses de dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. Para os viajantes que deverão se deslocar dentro do Brasil, o sol e a praia são os principais atrativos, correspondendo a 54% das respostas.
E quem vai curtir uma praia precisa ter alguns cuidados. A dermatologista Lara Martins, que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, destaca o que não pode faltar já na mala de viagem. “Alguns itens são indispensáveis para proteger a pele, o cabelo e a saúde em geral. O filtro solar com amplo espectro (FPS 30 ou mais) é prioridade absoluta. Além disso, leve um chapéu de abas largas, óculos de sol com proteção UV, roupas leves com proteção UV, um hidratante corporal e labial e um pós-sol para acalmar a pele após a exposição solar. Para os cabelos, inclua um leave-in com proteção UV para evitar o ressecamento causado pelo sol, sal e cloro. Não se esqueça de uma garrafa de água para manter a hidratação e evitar os efeitos do calor excessivo”.
Quem
não se cuida adequadamente na praia pode sofrer com alguns problemas.
“Queimaduras solares, pois a exposição prolongada ao sol sem proteção pode
causar vermelhidão, bolhas e descamação da pele. O sol pode agravar ou
desencadear problemas como melasma e sardas. O calor excessivo combinado com a
falta de ingestão de água pode levar à desidratação. Envelhecimento precoce,
pois a exposição ao sol acelera o surgimento de rugas e perda de elasticidade
da pele. O sol, sal e cloro ressecam os fios de cabelo, deixando-os quebradiços
e sem brilho. A insolação é comum e o excesso de calor pode provocar febre,
tontura e até desmaios. Por fim, a exposição desprotegida ao sol aumenta o
risco de desenvolvimento de câncer de pele, especialmente o melanoma”, elenca a
especialista.
Cuidados na praia
No entanto, com alguns cuidados é possível colocar o pé na areia com tranquilidade. Lara Martins ressalta o que precisa ser feito. “Na praia, aplique protetor solar com FPS 30 ou mais e reaplique a cada 2 horas. Evite o sol entre 10h e 16h, use chapéu, óculos de sol e roupas com proteção UV. Beba muita água, proteja os lábios com protetor labial e enxágue o corpo e o cabelo com água doce após sair do mar ou piscina. Use hidratante para evitar ressecamento e prefira chinelos para proteger os pés da areia quente”.
A dermatologista lembra que com algumas faixas etárias é preciso mais atenção. “Crianças e idosos devem evitar exposição prolongada ao sol, especialmente nos horários de pico. Use protetor solar infantil ou específico para peles sensíveis, reaplicando com frequência. Priorize roupas com proteção UV, chapéus e óculos de sol. Mantenha a hidratação constante e fique atento a sinais de desidratação ou insolação”, alerta.
Micoses
e dermatites são problemas que podem ocorrer em quem vai ao litoral, mas a
médica detalha como prevenir. “Mantenha a pele sempre seca, evite ficar com
roupas molhadas por muito tempo e use chinelos em áreas úmidas, como vestiários
e duchas. Após o banho de mar ou piscina, lave-se com água doce e seque bem as
dobras do corpo, como entre os dedos. Use roupas leves e arejadas para evitar
irritações”, pontua a médica.
Exagerei, e agora?
Mesmo com todas as recomendações, vez ou outra alguém acaba passando do ponto e ficando mais tempo exposto ao sol do que deveria. Lara Martins orienta o que fazer nesses casos. “Quem exagerou no sol deve hidratar a pele com loções calmantes à base de aloe vera ou camomila. Tome banhos frios ou mornos, evite esfregar a pele e beba bastante água para reidratar o corpo. Compressas frias ajudam a aliviar a ardência, e em casos mais graves, procure um dermatologista”.
Ela também destaca os cuidados gerais com a saúde para quem vai curtir sol e mar. “No verão, priorize alimentos ricos em água, como frutas (melancia, melão, laranja) e vegetais (pepino, alface). Inclua fontes de antioxidantes, como cenoura e abóbora, para proteger a pele dos danos solares. Evite alimentos gordurosos e ultraprocessados, que podem piorar a sensação de mal-estar no calor, e mantenha a hidratação com muita água, sucos naturais e água de coco”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário