Pesquisar no Blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Recrutamento no home office: por que apostar em testes psicológicos on-line?

Dados da consultoria ManpowerGroup, revelam que 80% dos empregadores brasileiros sentem dificuldade para contratar profissionais. Avaliar competências técnicas não é mais suficiente. Por isso, é preciso identificar também aspectos comportamentais como soft skills relacionadas a motivação, trabalho em equipe, pensamento positivo, entre outras. Nessa busca por talentos com habilidades específicas, a tecnologia aliada aos testes psicológicos tem sido um grande facilitador para os profissionais de recrutamento e seleção e para as organizações. Veja a seguir alguns motivos para apostar em testes on-line:
 

1- Contribui para avaliação da saúde mental

Falamos muito sobre prevenção e combate de doenças ocupacionais, como burnout, nas organizações. Os testes on-line também podem auxiliar nesse sentido, identificando questões que podem levar ao adoecimento por problemas de saúde mental, como estresse, ansiedade e exaustão. Tendo isso detectado, é possível auxiliar os profissionais e oferecer recursos para prevenir outros casos.



2- Agiliza processos e facilita a inovação

O uso estratégico da tecnologia e soluções focadas em facilitar a vida dos RH’s pode poupar até 50% do tempo gasto por esses profissionais. Toda parte burocrática de papelada pode ser levada para o digital, facilitando processos de triagem simultânea, além do acesso a informações para coleta e comparação dos resultados. Além disso, a aplicação on-line traz vantagens para os avaliados, que podem realizá-los no home office e em qualquer parte do mundo. Para quem aplica também têm a possibilidade de alcançar mais pessoas e administrar um volume grande de testes com qualidade, precisão e padronização.

Isso dá espaço para a área focar em outras demandas internas e até trazer novas iniciativas, como programas de benefícios, ferramentas para novo modelo de trabalho, oferecimento de apoio psicológico, entre outros avanços que impactam não apenas a atração como a retenção de talentos.


3- Identifica e avalia competências comportamentais

Atualmente muitos atributos são valorizados na hora de contratar como liderança, motivação, integridade, pensamento crítico, mas como de fato compreender esse perfil nas pessoas? Os testes on-line têm apoiado muito o processo de avaliar essas competências, que em algumas ocasiões são primordiais para a conquista de um cargo.

 

Ricardo Mattos - executivo com larga experiência na área editorial, com passagens pelo Grupo Estado, Editora Abril e pela canadense Thomson Reuters. É formado em Contabilidade na UNICID, Finanças e Operação pela FAAP, Liderança e Tecnologia pela Thomson Reuters University e se especializou em Desenvolvimento de Conselheiros, na Fundação Dom Cabral. O CEO já contabiliza mais de 9 anos à frente da Vetor Editora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados