Não é de hoje que a manufatura aditiva (MA), ou impressão 3D, está
revolucionando a maneira como produzimos bens e peças, oferecendo novas
possibilidades e vantagens que antes eram inimagináveis. Porém, o crescimento
exponencial desta tecnologia, tanto no Brasil quanto no mundo, está rapidamente
se consolidando como uma das principais ferramentas de inovação e
sustentabilidade na indústria moderna.
Segundo o relatório da Markets
and Markets, o mercado global de manufatura
aditiva deve crescer de US$ 12,6 bilhões em 2021 para US$ 34,8 bilhões em 2026,
com uma taxa de crescimento anual de 22,5%. A expectativa é que, até 2030, esse
mercado atinja US$ 89 bilhões, com crescimento anual de 22%. Este crescimento
reflete a crescente adoção da MA em diversas indústrias, impulsionada por sua
capacidade de produzir protótipos funcionais e peças de uso final de maneira
eficiente e sustentável.
A integração da inteligência artificial (IA) na manufatura aditiva
é outro ponto que está proporcionando avanços significativos. Conforme destacou
Luan Saldanha na Manufatura Aditiva Newsletter, estamos vendo o desenvolvimento
de softwares mais intuitivos para modelagem 3D e processos que facilitam o
fluxo de trabalho completo das peças produzidas por MA. A expectativa para 2024
é que haja uma integração ainda maior desses softwares, tornando a cadeia de
processos mais completa e eficiente.
Quando olhamos para a sustentabilidade, vemos empresas cada vez mais considerando produtos que utilizam menos material, economizam energia durante a produção e são fabricados localmente, reduzindo a pegada de carbono. Segundo o último relatório Wohlers, 27,5% do uso da MA é aplicado para protótipos funcionais e 30,5% para peças de uso final, mostrando como essa tecnologia está sendo utilizada para criar soluções mais sustentáveis.
Especificamente na produção de óculos, área em que
atuo, fomos pioneiros no uso da manufatura aditiva. Nossa abordagem permite a
criação de óculos personalizados, utilizando tecnologias avançadas para
escaneamento facial e modelagem precisa, resultando em produtos que são leves,
resistentes e perfeitamente ajustados às necessidades dos usuários. Uma
pesquisa da Deloitte
mostra que 36% dos consumidores têm interesse em
produtos personalizados, e 48% estariam dispostos a aguardar um prazo de
entrega mais longo para receber um item personalizado. Isso reforça a
viabilidade e atratividade da nossa oferta de óculos feitos sob medida.
A customização proporcionada pela impressão 3D não só atende à demanda crescente por produtos personalizados, mas também traz benefícios significativos em termos de eficiência. Segundo pesquisa da YouGov, o uso de impressão 3D pode reduzir os prazos de entrega nas indústrias em até 80%. Além disso, um relatório da agência Aberdeen indica que empresas que implementaram a personalização obtiveram uma economia de 62% relacionada ao corte no tempo de inatividade de produção. Esses dados sublinham como a MA pode otimizar processos industriais, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional.
Em linhas gerais, a manufatura aditiva está transformando a maneira como pensamos sobre produção e sustentabilidade. Eu como empresário, me sinto feliz de estar na vanguarda dessa revolução no Brasil, utilizando tecnologia de ponta para criar produtos inovadores e ambientalmente responsáveis. À medida que continuamos a explorar novas possibilidades e integrar avanços tecnológicos, estamos confiantes de que a MA se tornará uma parte ainda mais integral da indústria, impulsionando um futuro mais sustentável e eficiente. Imprimindo um produto de uso final, óculos, que está diariamente no rosto das pessoas, acredito que estamos contribuindo para construir o elo que ainda resta ser fortalecido, que é com o consumidor final, para que a MA afinal consolide seu papel de impactar a vida das pessoas e se estabelecer definitivamente.
Ivan Cavilha - formado em Gestão de Marketing, com MBA em Administração de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Ivan conta com mais de 20 anos de experiência no setor óptico, mais especificamente nas áreas de marketing e vendas de grandes empresas. O executivo foi responsável pelo desenvolvimento da startup Absurda e foi gestor comercial do canal óptico da Chilli Beans. Após viagens para diversos países e pesquisas para aprofundar ainda mais o seu conhecimento, Ivan uniu a experiência que conquistou ao longo de sua carreira e a vontade de empreender para liderar seu próprio negócio. Em 2019, criou a Yoface, primeira empresa a produzir óculos impressos em 3D no país, por meio de inteligência artificial e manufatura aditiva, com produtos altamente sustentáveis, peças exclusivas e customizadas.
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