Pesquisar no Blog

domingo, 4 de agosto de 2024

Jasmine explica como adaptar a rotina após a temporada de férias

Marca traz 5 habitinhos saudáveis para começar o mês de agosto com mais equilíbrio. Confira!

 

Após o período de férias, surge a necessidade de uma adaptação à rotina, afinal, com as mudanças de planos e horários, o padrão alimentar da família pode acabar sofrendo alterações. Para resgatar o equilíbrio durante o mês de agosto, Jasmine, marca referência em alimentação saudável, traz 5 habitinhos para colocar em prática agora mesmo. As informações são baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, e nas recomendações da nutricionista da Jasmine, Karla Maciel. Confira!

- A regra de ouro continua valendo: prefira alimentos naturais e minimamente processados

Se ao longo de julho as refeições tiveram que ser mais improvisadas e práticas, existe a possibilidade de recomeçar os planos, com destaque para os alimentos naturais, como vegetais, frutas, oleaginosas e sementes (gergelim, chia e linhaça), além das proteínas e gorduras saudáveis no lugar dos ultraprocessados. “Uma boa ideia é convidar as crianças a participarem da preparação dos alimentos para gerar aproximação com o universo saudável”, comenta a nutri.

- Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades

Ao temperar os alimentos, verifique a quantidade desses ingredientes (óleos, gorduras, sal e açúcar), a fim de evitar os excessos. “Uma dica interessante é substituir esses itens, sempre que possível, por opções menos refinadas como o azeite de oliva, açúcar mascavo e demerara. Para receitas salgadas, uma boa forma de reduzir o uso de sal é criar o seu próprio sal de ervas, misturando com temperos naturais como alecrim, orégano e salsa desidratados”, indica.

“Outro hábito benéfico é a leitura dos rótulos das embalagens dos alimentos. Ao realizar suas compras, verifique se existe a lupa frontal no produto, que indica alto teor de sódio, açúcares e gordura saturada, prejudiciais à saúde”, sugere.

- Planeje as refeições intermediárias

Na hora da fome, é fundamental ter por perto opções mais leves que possam trazer saciedade à rotina. “As frutas podem ser consumidas puras, acompanhadas com toppings como granola e aveia, além de iogurte natural. O wrap é outro alimento versátil, que pode ser combinado de diversas formas, como com queijo, frango desfiado e creme de ricota. O  pão e biscoito de arroz sem glúten são alternativas interessantes para carregar um lanchinho na mochila. Já para suprir a vontade de comer doce, os cookies e bites são ótimas sugestões, leves e fáceis de transportar a qualquer lugar”, detalha a nutricionista.

- Preste atenção aos sinais de fome e saciedade da criança

A observação e diálogo dos pais são práticas importantes para a rotina alimentar da criança. “Os sinais de fome e saciedade devem ser reconhecidos e respondidos de forma ativa e carinhosa. Além disso, os estudos nutricionais sugerem evitar se distrair na hora da comida: evite televisão, celular, computador e tablet, que podem tirar o foco do prazer em se alimentar”, alerta.

- Invista em um sono de qualidade

A nutricionista explica que a alimentação é um dos fatores que exerce influência sobre a qualidade do sono. De acordo com as evidências científicas, dormir horas insuficiente aumenta o gasto energético em aproximadamente 100kcal/dia, mas também aumenta a ingestão calórica em 250kcal/dia, resultando em um balanço energético positivo e favorecendo o ganho de peso. “Ao mesmo tempo, um estilo de vida sedentário, somado à alimentação desregulada, é capaz de interferir negativamente no sono. Por isso, é importante associar novos hábitos ao cotidiano”, esclarece.

“Invista na higiene do sono, preparando o ambiente e evitando o uso de telas 1 hora antes de dormir. Também inclua alimentos ricos em nutrientes indutores do sono nas refeições, que são ricos em melatonina, (como frutas, cereais, raízes e temperos como açafrão) para uma nova jornada mais saudável”, finaliza.

Gostou das dicas? Para conhecer todos os produtos da Jasmine, acesse o site www.jasminealimentos.com.

Lembrando que a marca apresenta portfólio livre de excessos, isso é, não contém a lupa frontal nas embalagens dos produtos que indica a presença de ingredientes considerados prejudiciais à saúde como açúcares, sódio e gordura saturada.

Para receber mais dicas e dar início a uma nova fase em direção a saudabilidade, basta acessar o site www.adoteumhabitinho.com.br e realizar o quiz. Aproveite!

 

Jasmine Alimentos
www.jasminealimentos.com


M. Dias Branco
www.mdiasbranco.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados