Como ter mais tempo para um bom atendimento sem largar a organização
A
inteligência artificial (IA) é uma realidade cada vez mais próxima no nosso
cotidiano, tornando-se parte dos ambientes de trabalho, estudo e lazer
alterando a forma como as dinâmicas escolares e empresariais funcionam. Apenas
o fato de evitar ou acelerar tarefas repetitivas já é de grande ajuda na compra
de tempo, porém isso é seguido de diversas outras funcionalidades como análise
de dados em grande escala e a assistência virtual que permitem quase uma
extensão do usuário. "Essas tecnologias prometem aumentar a eficiência,
melhorar a precisão das tarefas e reduzir custos operacionais, funções nas
quais a burocracia é intrínseca ao trabalho como a advocacia são as que mais se
aproveitam destas ferramentas", diz o especialista em IA da Lztec Bruno
Pellizzetti.
Segundo
o relatório Artificial Intelligence – In-depth Market Insights & Data
Analysis, a receita do mercado de softwares de inteligência artificial deve
crescer 35% ao ano até 2025, atingindo 126 bilhões de dólares. Com base nesses
dados podemos perceber o potencial que tem a IA no mercado como um todo, em
breve da mesma forma que uma caixa registradora é essencial para um
supermercado a IA será essencial para quase todas as áreas, não pela
incapacidade das pessoas de executarem aquelas atividades mas sim pela
agilidade na qual elas são feitas.
No
Brasil, um estudo encomendado pela Microsoft revela que a inteligência
artificial pode contribuir para um crescimento de 4,2% do PIB até 2030. Além
disso, até o final de 2023, o mercado global de IA deve ser avaliado em 93
bilhões de dólares, conforme dados da GlobalData. Essas cifras indicam um
movimento global em direção à adoção ampla dessas tecnologias, com o Brasil
posicionando-se como um dos principais mercados consumidores, sendo o quinto
país que mais acessa o ChatGPT, de acordo com a Semrush.
"Já
surgiram polêmicas sobre a inteligência artificial sendo utilizada na
advocacia, pois sem uma devida especialização e treinamento da IA ao ser
consultada em um julgamento por exemplo pode dar informações errôneas criando a
necessidade de uma dupla checagem que apenas gera mais trabalho, porém se por
exemplo, forem utilizadas em um escritório para automatizar a triagem de
documentos, analisar grandes quantidades de dados legais e até analisar casos
usando uma base de precedentes jurídicos ela não apenas aumenta a
produtividade, mas também reduz a margem de erro humano", diz Bruno
Pellizzetti.
Ainda
falando dos escritórios de advocacia, a IA oferece também a possibilidade de
criar modelos de aprendizado de máquina que podem ser alimentados com dados e
informações melhorando com o tempo. Tendo suas maiores utilidades na previsão
de demandas judiciais, na otimização de rotas de entrega de documentos e na
detecção de fraudes. No entanto, para os advogados é necessário entender que a
IA não substitui o trabalho humano, uma boa revisão e o julgamento do próprio
profissional devem ser algo constante, delegar todo esse trabalho para uma IA
pode diminuir muito sua qualidade e é necessário que ela seja apenas uma
ferramenta e não um funcionário.
A
inteligência artificial se mostra como o futuro dos escritórios. Prometendo um
aumento de produtividade, redução de custos e melhoria na tomada de decisões
nunca vistos antes, IA é uma ferramenta para empresas que buscam se destacar no
mercado demonstrando inovação e atualidade. A integração consciente e ética
dessas tecnologias será a chave para maximizar seus benefícios, garantindo que
elas sejam utilizadas de maneira a complementar e potencializar as habilidades
humanas.
Bruno Pellizzetti - Advogado e programador
@brunopellizzetti
https://www.youtube.com/channel/UCUYbn1lwf_EKh36Ew9jneow
https://www.pellizzetti.adv.br/
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