Datatech estima que cerca de 217 mil ocorrências sejam mitigadas na semana da data comemorativa
No próximo domingo, dia 11 de agosto, é
celebrado o Dia dos Pais, uma das datas mais importantes para o comércio, mas
também uma das que mais atrai a atenção de golpistas. Prova disso é que o
Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian aponta que, durante esta
semana (5 a 9 de agosto), mais de 217 mil fraudes podem ser evitadas com
tecnologias de ponta que envolvem Verificação Cadastral, Biométrica, de
Dispositivos e Documentoscopia. Se efetivadas, elas poderiam causar mais de R$
1 bilhão em perdas financeiras para empresas e consumidores.
Se considerarmos apenas o final de semana
da data (10 e 11 de agosto), a estimativa é que sejam detectadas mais de 93 mil
ocorrências fraudulentas, podendo gerar prejuízos de mais de R$ 520 milhões. De
acordo com Caio Rocha, diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa
Experian, períodos de compras sazonais como esse, atraem criminosos
especializados em golpes que utilizam links de promoção de produtos.
“O consumidor precisa ficar atento a
ofertas muito atrativas, muitas vezes falsas, e que podem acabar em golpes. O
mais comum é o roubo de informações pessoais, que podem ser utilizados
indevidamente para pedidos de empréstimos, de cartão de crédito ou, ainda,
aberturas ou roubo de contas em instituições financeiras. Em posse de
informações pessoais, como CPF, RG, e-mail, fotos, entre outras, os golpistas
podem ter acesso a contas bancárias e fazer transações em benefício próprio e a
vítima, muitas vezes, só descobre quando o prejuízo já foi causado e seu nome
está negativado”.
Evite
fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
O executivo reforça, ainda, que “a
tecnologia e a educação digital são essenciais para que os consumidores saibam
reconhecer ações que visam o roubo de dados, para se proteger. Essa abordagem
dupla não só protege informações pessoais, mas também contribui para uma
cultura geral de segurança digital que beneficia toda a sociedade”. Confira, a
seguir, dicas para consumidores e empresas se protegerem:
Consumidores:
• Garanta que seu documento, celular e
cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
• Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
• Atenção com links e arquivos
compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser
maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os
dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
• Cadastre suas chaves Pix apenas nos
canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou
agências;
• Não forneça senhas ou códigos de acesso
fora do site do banco ou do aplicativo;
• Não faça transferências para amigos ou
parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da
pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou
falsificado;
• Inclua suas informações pessoais e dados
de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
• Monitore o seu CPF com frequência para
garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas:
• Com a aceleração da adoção de canais
digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo
em métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas ao longo da
jornada do cliente, para que a segurança da operação seja garantida, com o
mínimo de atrito possível em sua experiência. Nesse sentido, a Serasa Experian
tem soluções modulares inteligentes que possibilitam oferecer uma experiência
segura ao cliente final. Com combinação de big data, analytics e soluções
automatizadas, as empresas podem blindar seus negócios contra fraudes mantendo
a melhor experiência para seu usuário;
• Faça a análise de compras: invista em
camadas preditivas antifraude, principalmente as que realizam a análise
comportamental dos seus clientes e usuários. Assim, sua empresa pode avaliar o
histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos
e a existência de pendências em seu nome, por exemplo;
• Verifique cadastros. Contar com uma base
de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online.
Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é
possível checar a veracidade das informações fornecidas no momento de uma
compra, por exemplo, é uma estratégia para reduzir os riscos na hora de vender.
A confirmação cadastral pode identificar tentativas de fraudes, sinalizando
situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam
de outras bases de dados confiáveis;
• Invista em soluções antifraude em camadas: não existe uma bala de
prata que funcione para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu
negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as
etapas da jornada do seu cliente.
“Fraudômetro”:
mais de 4,9 milhões de tentativas de fraude no primeiro semestre de 2024
O “Fraudômetro” é a primeira ferramenta de contagem de
tentativas de fraude do país. Ele contempla uma projeção do volume de
investidas fraudulentas malsucedidas registradas pela companhia desde o começo
do ano até o momento atual. Entre janeiro e junho de 2024, segundo o contador
da Datatech, a estimativa é que tenham ocorrido mais de 4,9 milhões de
ocorrências criminosas contra empresas e consumidores, evitadas graças a
camadas de proteção de empresas que contam com soluções antifraude da Serasa
Experian.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Tentativas
de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de
informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de
CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude,
obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes
desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia
Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de
Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da
quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2),
além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia
referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação
cadastral.
Experian
experianplc.com
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