O planejamento estratégico é fundamental para que as empresas definam onde querem chegar. Neste sentido, incluir a inovação neste momento é a melhor forma de garantir que a companhia se mantenha competitiva no mercado. Ao transformar a inovação em um elemento central, as organizações podem identificar novas oportunidades de negócios, otimizar processos e criar produtos e serviços diferenciados. Entramos no segundo semestre de 2024 e, agora, está na hora de planejar como incluí-la no cronograma de 2025, contando com dicas importantes que irão auxiliar as empresas rumo à prosperidade.
Muito além de uma tendência, priorizar a inovação
no planejamento é crucial para garantir a sobrevivência empresarial diante de
um mundo em constante transformação. Afinal, novas ideias e soluções podem
abrir novos mercados e fontes de receita, além de viabilizar uma maior
otimização dos processos, produtividade, satisfação dos clientes e, com isso, a
construção de uma marca forte que se sobressaia aos concorrentes.
Contudo, mesmo frente a benefícios inegáveis, ainda
existem grandes dificuldades em tirar essas metas do papel. Nos dados mais
recentes sobre o tema, divulgados pelo IBGE, menos de 35% das empresas
brasileiras com mais de 100 funcionários investiram em atividades internas de
pesquisa e desenvolvimento nessa área em 2022.
Inovar não é algo restrito às grandes corporações,
muito menos exige altas quantias financeiras. Todas as empresas,
independentemente de seu porte ou segmento, podem inclui-la no seu planejamento
estratégico, desde que se atentem a alguns cuidados importantes para
assegurá-las nesse objetivo. Confira os principais:
#1 Defina a visão de inovação:
ter uma marca inovadora é o sonho de muitos
empreendedores. Mas, sem uma visão clara sobre o que pretende ser conquistado
com isso, este processo será bem mais complexo. Antes de tudo, as empresas
precisam aplicar um diagnóstico profundo sobre o tema internamente,
compreendendo sua maturidade inovadora, quais objetivos pretende alcançar com
essa estratégia e quais tipos de inovação serão priorizados (produto, processo,
modelo de negócio) – todos, pontos básicos que irão fundamentar a definição das
ações a serem adotadas.
#2 Identifique as necessidades
e desafios da sua empresa: de forma
complementar ao tópico anterior, é preciso identificar quais as necessidades e
desafios que sua empresa está enfrentando e como a inovação poderá ajudá-la a
preencher esses gaps. Esses pontos não apenas trarão uma imagem mais nítida
sobre a realidade do seu negócio, mas também ajudarão a encontrar oportunidades
que podem ser exploradas em prol da conquista de resultados ainda melhores.
#3 Crie uma cultura de
inovação: sua empresa pode desenvolver um ótimo planejamento
estratégico inovador – mas, sem um ambiente propício a esses ideais,
dificilmente, as ações se perpetuarão a longo prazo. Ter uma cultura de
inovação é primordial para todas que iniciarem essa jornada, estimulando a
colaboração e a troca de ideias entre os times e incentivando a experimentação
e a tomada de riscos calculados. Tudo isso, sem se esquecer de reconhecer e
recompensar as iniciativas tidas nesse sentido, valorizando a participação de
todos.
#4 Aloque recursos: por mais que inovar não dependa, necessariamente, de grandes quantias
financeiras, é importante reservar um orçamento específico para esse projeto,
de forma que seja possível investir em pesquisas e desenvolvimentos na área ou,
caso desejado, contratar consultorias ou profissionais com perfil inovador que
possam conduzir esse processo com mais assertividade e eficácia.
#5 Invista em ferramentas e
metodologias de inovação: existem diversas ferramentas
e metodologias capazes de contribuir para a troca de ideias e adoção de ações
inovadoras. Alguns dos mais famosos são o Design Thinking, abordagem centrada
no ser humano que busca soluções inovadoras para problemas complexos; Lean
Startup, a qual permite testar ideias rapidamente e com baixo custo; e o Scrum,
um framework
ágil para gestão de projetos que promove a colaboração e a adaptação às
mudanças.
#6 Estabeleça métricas: como sua empresa terá segurança de que as estratégias adotadas estão atingindo
as expectativas? Mensurando tudo que for colocado em prática. É indispensável
definir indicadores de desempenho para medir o sucesso dos projetos de
inovação, de forma que os responsáveis por essa área possam acompanhar, de
perto, os resultados que estão sendo obtidos e realizar os ajustes necessários
visando as metas estabelecidas.
Incluir a inovação no planejamento estratégico é um processo contínuo que exige dedicação e comprometimento. Ao seguir as dicas exploradas acima, as empresas estarão mais preparadas para enfrentar os desafios do futuro e alcançar o sucesso, criando um ambiente onde todos trabalhem, juntos, para alçar voos cada vez mais altos.
Alexandre Pierro - mestrando em engenharia e gestão da inovação, engenheiro mecânico, físico nuclear e especialista de gestão da PALAS, consultoria pioneira na ISO de Inovação na América Latina.
ISO de Inovação
www.isodeinovacao.com.br
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