Nova sinalização com setores identificados por letras, números e cores facilita o encontro de motoristas e passageiros
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São 13 novas vagas de parada no piso inferior, um aumento de 33%
após a redistribuição dos locais de ônibus; acréscimo vai agilizar o processo
de embarque e aumentar a fluidez do trânsito
O
Aeroporto de Congonhas ampliou nesta semana as vagas para o embarque de
passageiros em carros de aplicativo e criou uma nova setorização para facilitar
o encontro entre motoristas e passageiros. As mudanças têm como objetivo dar
mais agilidade e melhorar o fluxo viário local.
Ao solicitar uma viagem, o aplicativo mostrará o setor no qual o passageiro
deverá aguardar a parada de seu veículo. Essa designação é feita
automaticamente para distribuir os chamados de maneira uniforme entre todos os
setores disponíveis. As seções A1 a A5 estão localizadas na primeira linha do
meio-fio, na área coberta. Do B1 ao B3, as vagas ficam na faixa intermediária,
semicoberta, e ocupam o lugar anteriormente destinados aos ônibus. O setor C1
está presente na área descoberta.
A mudança dos pontos de parada de parte dos ônibus permitiu a ampliação das
vagas destinadas aos carros de aplicativos, que passaram de 39 para 52 locais
para veículos, e a criação do novo setor B. Com as melhorias implementadas,
haverá uma redução no tempo de permanência dos veículos no local e aumento da
capacidade de embarque de passageiros.
O primeiro passo do projeto de melhoria do fluxo viário no Aeroporto de
Congonhas ocorreu no último dia 11, com a inauguração de um bolsão exclusivo
para motoristas de carros de aplicativo. O bolsão tem uma área total de 4.000
m² e capacidade para 145 vagas para veículos à espera de passageiros. Com ele,
os motoristas não precisam mais circular pelas vias internas e externas do
aeroporto enquanto aguardam uma nova chamada, o que já reduziu o impacto no
trânsito local.
Nos primeiros 20 dias de operação, foram identificados alguns casos de uso
indevido do local. Para melhorar a eficiência do sistema e a experiência do
passageiro, estão sendo avaliadas, em conjunto com as empresas envolvidas,
medidas para coibir tais abusos. Entre as possibilidades, está a cobrança de
uma taxa aos motoristas que utilizarem o bolsão por tempo excessivo. Para
entrar no bolsão, é necessário comprovar que o motorista está na fila virtual
do aplicativo.
Além disso, a intenção da Aena é que as vagas de táxi fiquem concentradas no
piso superior. Dessa forma, das atuais oito posições para táxis do piso
inferior, sete também passariam a ser dedicadas a carros de aplicativos.
Permaneceria no local uma vaga destinada a táxi acessível, adaptado para
passageiros com necessidades especiais. Essa medida ainda depende de aprovação
da Prefeitura de São Paulo. Caso aprovada, o total de vagas para carros de
aplicativos no piso inferior subirá para 59.
Futura praça de integração
Para 2025, a Aena prevê uma segunda fase do projeto com a criação de uma praça
para o embarque de passageiros em carros de aplicativos. Com cerca de 70 vagas
de parada, o local ficará na cobertura do atual edifício garagem, com acesso
facilitado logo após a saída do desembarque de voos. Para aumentar o conforto
dos passageiros, serão criadas áreas comerciais e lounges de espera.
A entrada e a saída dos carros de aplicativos na praça serão feitas por dois
novos viadutos de acesso, desviando esses veículos do tráfego das vias do
aeroporto. As obras deverão ser iniciadas no segundo semestre deste ano.
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