Segundo Daiane
Milani, empresas que conseguem gerar um alinhamento de marca têm mais chances
de fidelizar clientes e aumentar seu faturamento.
Empresas e profissionais enfrentam o constante
desafio de se destacar e agregar valor aos seus serviços e produtos. Segundo
dados levantados pela Accenture Strategy, 89% dos
consumidores permanecem fiéis às marcas que compartilham seus valores,
mostrando que uma marca forte é uma ferramenta essencial para se destacar no
mercado e competir com a concorrência.
A pesquisa da McKinsey & Company corrobora com
esse fato, mostrando que empresas com uma marca consistente podem experienciar
um aumento de até 20% na disposição dos consumidores em pagar um preço premium
por seus serviços ou produtos.
Para Daiane Milani, empresária
especialista em branding, o posicionamento de marca vai além de um simples
logotipo ou slogan. Trata-se de como uma empresa é percebida por seus clientes
e pelo mercado. “Desde a identidade visual até a forma como se comunica,
inclusive o dress code do time, cada detalhe contribui para a construção de uma
imagem sólida e confiável”, explica.
Uma marca bem definida pode ser o diferencial entre
ser apenas mais um no mercado ou se tornar uma referência em seu segmento. “Com
as demandas de um empresário ou empreendedor, a gestão de marca, muitas vezes,
fica em segundo plano. Porém, é uma área que alinha todas as formas de
comunicação da empresa, desde as redes sociais até o atendimento ao cliente,
passando pela qualidade do serviço prestado. Todos esses pontos devem estar em
plena harmonia”, completa.
Elevando seu valor de
mercado
O valor percebido pelos clientes está diretamente
ligado à forma como a empresa se coloca no mercado. “Quando uma marca consegue
transmitir seus valores, missão e propósito de maneira clara e consistente,
cria uma conexão emocional com seus clientes, justificando, muitas vezes, um
preço mais alto pelos serviços ou produtos oferecidos”, complementa a
especialista.
Investir em um bom posicionamento pode exigir um planejamento cuidadoso e, muitas vezes, uma reestruturação completa da imagem da empresa. No entanto, segundo Milani, os resultados valem a pena. “Empresas que conseguem se diferenciar não apenas atraem mais clientes, mas também fidelizam aqueles que já possuem, criando um ciclo de crescimento e valorização do serviço”, finaliza.
Daiane Milani - Empresária, natural do interior do Rio Grande do Sul, atualmente mora em Alphaville - SP, investidora, maratonista, escritora, palestrante e fundadora da Pense Algo Novo, uma empresa especializada em branding, já tendo refinado a marca de mais de 500 empresas, sendo incentivadora do empreendedorismo e alta performance no esporte: “É possível ter equilíbrio em todas áreas da vida”.
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