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quarta-feira, 31 de julho de 2024

5 principais pilares para gerenciar pessoas e ter uma equipe de sucesso

Especialista do Senac São Paulo dá dicas para garantir uma boa gestão de pessoas mesmo em tempos de alta diversidade de perfis no mundo corporativo

 

Cada vez mais o mundo corporativo é formado por pessoas diversas. Diante disso, em um ambiente com tantos perfis diferentes, é necessário tornar a gestão de pessoas ainda mais eficiente e competente para que as jornadas das empresas possam fazer sentido para todos os seus membros.

Tratando-se de pessoas, por si só, já se faz necessária uma atenção especial por parte das lideranças, uma vez que são elas que fazem as coisas acontecerem dentro das organizações. Há aspectos como comunicação transparente e reconhecimento que são universais e que devem ser aplicados a todos os colaboradores. No entanto, conforme explica Sueli Miwa, gerente do Senac Limeira, para funcionários de diferentes gerações e perfis são necessárias adaptações, como por exemplo nas estratégias de comunicação, que podem ser ajustadas para cada público.

“Enquanto a geração Z pode preferir a comunicação digital e instantânea, a geração Baby boomers pode valorizar mais o contato pessoal. Da mesma forma, a geração Z e os Millennials valorizam a liberdade e a flexibilidade no trabalho, enquanto as gerações X e Baby boomers podem preferir estruturas mais claras e definidas. Gerações Z e Millennials preferem feedback rápido e constante, valorizando transparência e autenticidade, já as gerações X e Baby Boomers priorizam a estabilidade e preferem feedback estruturado”, comenta.

O importante, segundo a especialista, é adotar alguns fundamentos básicos de gestão que servem indiscriminadamente para funcionários e equipes de diferentes gerações e perfis. “O respeito, a comunicação clara e transparente, reconhecimento e valorização, a confiança e autonomia, justiça e ambiente de trabalho saudável servem para todos, independentemente das gerações e perfis. Fundamentos que abordam necessidades humanas transcendem diferenças de gerações e de perfis e criam um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sentem valorizados e respeitados, o que é fundamental para o sucesso organizacional”, diz.

Abaixo, Miwa destaca cinco pilares fundamentais para gerenciar pessoas de todos os perfis e idades:

  • Engajamento: gera comprometimento individual para com os objetivos e metas da organização. Para conseguir engajamento, antes de mais nada, é importante que o trabalho diário faça sentido para todos;
  • Comunicação: deve ser clara e aberta para que todos estejam alinhados com os objetivos e expectativas da organização. Além disso, promove um ambiente de trabalho colaborativo, sendo a base para estabelecer relações de confiança;
  • Desenvolvimento de competências: é fundamental investir no desenvolvimento profissional e pessoal das equipes para aumentar suas competências e preparar futuros líderes;
  • Reconhecimento:     reconhecer e recompensar um bom desempenho pode manter os colaboradores mais motivados e engajados, melhorando o bem-estar psicológico das pessoas, reduzindo o estresse e aumentando a autoconfiança. Pessoas que se sentem mais valorizadas tendem a ser mais comprometidas;
  • Liderança Inspiradora:  pesquisas mostram que líderes humildes conseguem melhorar uma série de aspectos psicológicos e de performance de suas equipes. O líder pode não ter todas as respostas e, quando ele assume uma postura humilde, de forma genuína, seu comportamento pode contagiar os colaboradores. Mostrar interesse genuíno pelas pessoas também é a base para construção de uma gestão de pessoas eficiente.

“Se combinarmos os fundamentos sólidos de gestão de pessoas com as adaptações considerando as diferenças individuais, é possível criar uma equipe coesa e eficaz independente das gerações. Essas adaptações garantem que cada colaborador se sinta valorizado, promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo” conclui.

 

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