Suporte emocional, promoção de habilidades socioemocionais e acadêmicas e formação da identidade são alguns dos benefícios da amizade para crianças e jovens
O Dia Internacional da Amizade foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2011 e é comemorado em 30 de julho. A data é uma oportunidade para destacar a importância de promover a amizade e o respeito mútuo também nas instituições de ensino. A escola, aliás, é o ambiente em que, geralmente, estão os primeiros amigos. “As amizades desempenham um papel importante no desenvolvimento integral dos estudantes em todas as etapas da educação. Elas fornecem suporte emocional, promovem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e acadêmicas, e ajudam na formação da identidade e na construção de uma rede de relacionamentos significativos”, explica Simone Costa, coordenadora pedagógica da Unidade Higienópolis do Colégio Rio Branco.
De acordo com a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), “os
sistemas e as redes de ensino e todas as escolas públicas e privadas de
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio devem sem comprometer com
a formação integral dos estudantes, promovendo habilidades cognitivas, físicas,
culturais e socioemocionais. Todas as instituições
devem valorizar e criar ambientes onde as amizades possam se constituir, pois
contribuirão para o bem-estar e o sucesso dos alunos ao longo do percurso
educacional”.
Para Simone Costa, “as relações de amizade
proporcionam um suporte emocional importante que estimula os estudantes a
enfrentarem os desafios escolares de forma mais segura, pois sentem-se mais
confortáveis ao solicitar auxílio e a experimentar novas propostas quando estão
ao redor de amigos”. A formação integral de um indivíduo pode ser desenvolvida
através das competências gerais que incluem a cooperação, a responsabilidade e
a empatia”.
Nesse contexto, a amizade pode ser um agente
facilitador essencial para criar um ambiente propício ao desenvolvimento dessas
competências. “Os indivíduos aprendem a trabalhar em conjunto, a assumir as
consequências de suas ações, a compreender e a compartilhar seus sentimentos.
Assim, as relações de amizade durante o período escolar contribuem
significativamente para a construção de um ambiente de aprendizagem mais rico e
humanizado, onde todos podem crescer e se desenvolver de maneira harmoniosa e
equilibrada”, ressalta.
A
importância da amizade em cada etapa
Em cada etapa da vida escolar, a conexão
entre os estudantes desempenha um papel relevante no desenvolvimento. As
primeiras amizades, na infância, auxiliam as crianças a desenvolverem
habilidades sociais básicas, como o compartilhamento, a cooperação e a
resolução de conflitos, além de ampliarem o vocabulário e aprenderem a se
expressar. No Ensino Fundamental, desempenham um papel crucial no incentivo ao
aprendizado colaborativo, com troca de conhecimentos de forma mais fluida, o
que resulta em melhores resultados acadêmicos. Além disso, a amizade é
essencial para a formação da identidade e autoestima, já que, nessa fase, é
fundamental que eles se sintam aceitos e valorizados.
Contudo, é no Ensino Médio que ocorrem
intensas mudanças e desafios. Nesse período, as relações de amizade
fortalecidas podem fornecer o suporte emocional necessário para os estudantes
se organizarem e se regularem, promovendo a descoberta e o compartilhamento de
novas atividades e áreas de interesse. “Durante esta fase, é essencial
equilibrar de forma saudável a vida acadêmica e a vida social. Muitas vezes, os
amigos formados nesse período perduram por toda a vida e podem se transformar
em valiosas redes de apoio pessoal e profissional que acompanham os estudantes
em suas carreiras e vidas pessoais”, explica a coordenadora.
A
amizade além da escola
Fora do ambiente escolar, é importante que os responsáveis se tornem modelos de comportamentos. Ao sentirem-se amados, aceitos e respeitados no lar, as crianças e os jovens desenvolvem segurança para a construção de relacionamentos externos. Através do diálogo, as famílias podem orientar sobre as amizades e apontar caminhos para a resolução de conflitos, promovendo assim relações saudáveis.
Portanto, tanto a família quanto a escola têm papéis complementares e fundamentais na formação e na orientação dos alunos. Quando ambas as instituições trabalham em conjunto, proporcionam uma base sólida para que as crianças e os adolescentes cresçam em um ambiente seguro e acolhedor, favorecendo o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis e duradouras.
Colégio Rio Branco
www.crb.g12.br
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