Além da formação e da experiência, habilidades comportamentais se destacam durante entrevistas de emprego. Saiba como.
Dados
da Assertem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) estimam que 22% dos
trabalhadores temporários sejam efetivados em 2024, superando os 20%
registrados no ano anterior. Com isso, o ano aponta um caminho de recuperação
na geração de emprego, como demonstra também a taxa de desemprego de 7,5%,
divulgada recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística), que está em seu menor patamar desde fevereiro de 2015.
O mercado de trabalho vem, portanto, criando mais
vagas, mas para conquistá-las é preciso se atentar ao que é pedido nos
processos seletivos. “Hoje, as empresas não olham apenas qualificações e
competências técnicas, as chamadas hard skills. Aptidões comportamentais,
na nomenclatura em inglês soft skills, são tão importantes
quanto”, explica Debora Herdeiro, Gerente de Recrutamento e Seleção da Luandre,
uma das maiores empresas de RH do país.
Além de estudar sobre a empresa antes da entrevista
e fazer uma relação das experiências de trabalho que valem a pena ser
destacadas durante a conversa, entender os pontos fortes e aqueles que podem
ser melhorados também contribui com a performance neste tipo de ocasião.
Debora destaca que essas qualidades, que não podem
ser tangibilizadas por diplomas ou certificados, precisam ser enfatizadas. Por
exemplo, uma pessoa que está buscando uma oportunidade no varejo sairá na
frente se possuir alguma formação relacionada, contudo sua comunicação verbal
pode ser um decisor para que o recrutador o admita.
Ou seja, características pessoais, identificadas
durante a seleção ou em testes comportamentais, farão a diferença na
contratação porque são diferenciais no dia a dia. “Estamos falando sobre
atributos como liderança, empatia, espírito de equipe e flexibilidade”, explica
Debora.
A especialista da Luandre acredita que as soft skills
podem ser desenvolvidas ao longo dos anos de experiência e observações diárias:
“tudo vai depender da vontade e da curiosidade do candidato. Profissionais
excelentes são aqueles que conciliam os conhecimentos técnicos com as
capacidades pessoais e se desenvolvem em cada um desses quesitos”.
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