Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de março de 2024

76,6% dos profissionais acreditam que a IA terá um impacto em seus empregos

Mentor de empresários, ressalta que embora a IA traga benefícios, é crucial estar atento aos desafios e às consequências não intencionais que ela pode acarretar

 

A Inteligência Artificial (IA) tem sido um tema de grande relevância nos últimos anos, especialmente com seu potencial de transformação em diversas áreas da sociedade. No Brasil, uma pesquisa conduzida pela Page Interim revelou que 76,6% dos profissionais entrevistados acreditam que a IA terá um impacto parcial ou total em seus empregos. Essa percepção reflete a preocupação generalizada sobre o futuro do trabalho em meio aos avanços tecnológicos. 

A ascensão da IA traz consigo a promessa de melhorias significativas na produtividade e na criação de novas oportunidades. No entanto, ao mesmo tempo, há uma crescente apreensão em relação aos possíveis riscos associados a essa tecnologia. André Minucci, mentor de empresários, ressalta que embora a IA traga benefícios, é crucial estar atento aos desafios e às consequências não intencionais que ela pode acarretar.

 

Demissões em massa sobem em 2023 

Um dos principais temores relacionados à disseminação da IA é o impacto nas taxas de emprego e na estabilidade econômica. Em 2023, observou-se um aumento significativo nas demissões em massa, em parte devido ao avanço da inteligência artificial e à reestruturação de negócios. Empresas de diversos setores estão adotando soluções baseadas em IA para automatizar tarefas repetitivas e aumentar a eficiência operacional. 

Para André Minucci, essa automação, embora promova ganhos de eficiência, também resulta na substituição de muitas funções desempenhadas por trabalhadores humanos. “Setores como manufatura, atendimento ao cliente e transporte estão entre os mais impactados. À medida que as empresas buscam otimizar seus processos, muitos trabalhadores se veem diante da ameaça iminente do desemprego”, diz André. 

No entanto, as demissões em massa não são o único desafio enfrentado em decorrência da IA. A reestruturação de negócios também está em curso, à medida que as empresas buscam se adaptar a um ambiente cada vez mais digitalizado. Isso envolve a revisão de modelos de negócios, a requalificação de funcionários e a implementação de estratégias para lidar com a rápida evolução tecnológica.

Para lidar com os impactos da IA no mercado de trabalho, é essencial adotar uma abordagem proativa. “Ao integrar um treinamento da inteligência emocional em programas educacionais e iniciativas de desenvolvimento profissional, as pessoas podem se preparar de forma mais eficaz”, garante André.

Além disso, é fundamental garantir que a implementação da IA seja guiada por princípios éticos e transparência. Questões relacionadas à privacidade dos dados, devem ser abordadas de forma abrangente para mitigar possíveis impactos negativos sobre os indivíduos e a sociedade como um todo.

“Em suma, embora o avanço da inteligência artificial prometa uma série de benefícios, não podemos ignorar os desafios e as preocupações. É necessário um esforço colaborativo entre governos, empresas e a sociedade civil para garantir que a IA seja desenvolvida e implementada de maneira responsável, visando o bem-estar coletivo e a sustentabilidade a longo prazo”, finaliza André.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados