Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de março de 2024

Páscoa: como aproveitar a celebração respeitando as diferentes restrições alimentares

 

Envato


Nutricionista do CEJAM ensina receita de ovo de chocolate, além de pratos rápidos que podem ser incluídos no domingo de Páscoa


Para aqueles que possuem restrições alimentares, a Páscoa pode ser um desafio na busca por opções de pratos que atendam às suas necessidades específicas. No geral, durante as festividades, é habitual que pessoas veganas, intolerantes ao glúten e à lactose e alérgicas à proteína do leite de vaca encontrem diversos obstáculos nesse sentido. 

"Na celebração da Páscoa, é comum encontrar uma mesa repleta de pratos tradicionais, muitos dos quais podem conter ingredientes incompatíveis com esses públicos. Isso pode deixar aqueles com dietas especiais se sentindo excluídos e até desconfortáveis", afirma Alice Coca, nutricionista da UBS Jardim Paranapanema, gerenciada pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. 

O mesmo desafio se estende aos queridinhos do momento: os ovos de Páscoa e os chocolates em geral. Muitas vezes, as opções disponíveis no mercado contêm ingredientes que não são adequados a essas dietas.

No entanto, nem tudo está perdido. Com um pouco de organização e cuidado, é possível se preparar para receber essas pessoas, além de permitir que elas desfrutem plenamente dessa época festiva, sem comprometer a saúde. 

"Às vezes, a criatividade na cozinha é essencial para recriar pratos comuns da Páscoa, mas sem aqueles ingredientes indesejados. Esse pode ser um momento para experimentar novas receitas e técnicas de preparo", reforça a profissional. 

Os ovos de Páscoa, por exemplo, podem ser substituídos por versões veganas, isentas de glúten e leite, feitas artesanalmente ou adquiridas em estabelecimentos apropriados. Para quem deseja se aventurar na preparação, a receita também é simples. 

"Basta utilizar 200g de chocolate sem glúten e sem leite e uma forma para moldar o ovo do tamanho de sua preferência. Derreta-o em banho-maria ou no micro-ondas, cuidando para não aquecer demais. Se usar o micro-ondas, pause a cada 30 segundos para mexer o chocolate e evitar que queime", explica. 

Com o chocolate ainda derretido, é necessário espalhar a quantidade desejada na forma. "Cubra toda a superfície interior da forma de maneira uniforme. Se desejar uma casca mais grossa, espere o chocolate esfriar um pouco e repita o processo, adicionando mais uma camada de chocolate", destaca Alice. 

Em seguida, leve a forma ao refrigerador por aproximadamente 30 minutos, ou até que o chocolate esteja completamente firme. "Você também pode rechear seu ovo de Páscoa com mais chocolate sem glúten e sem leite derretido, fazendo uma mistura com leite de coco, óleo de coco, açúcar de coco e baunilha", ressalta. 

Na decoração, frutas secas, nozes ou qualquer outro ingrediente que não comprometa o organismo são bem-vindos e possibilitam ainda mais encanto para o momento.
 

Outras opções para manter no radar

Além de pensar no chocolate, a especialista ensina três receitas práticas e rápidas para deixar o almoço de domingo ainda mais delicioso e inclusivo.

Confira abaixo:
 

1.Assado de Legumes com Molho de Ervas

Ingredientes:

-Uma variedade de legumes (batatas, cenouras, abobrinha etc.);

-Azeite;

-Sal;

-Pimenta;

-Alecrim;

-Tomilho;

-Manjericão fresco.

Modo de preparo: Corte os legumes em pedaços, tempere com azeite, sal, pimenta e ervas e asse no forno até dourar.
 

2. Risoto de Cogumelos

Ingredientes:

-Arroz arbóreo;

-Cogumelos variados (shimeji, shitake, champignon);

-Cebola e alho picados;

-Caldo de legumes;

-Vinho branco (opcional);

-Azeite de oliva;

-Sal, pimenta e salsa fresca picada;

Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Em seguida, adicione os cogumelos e cozinhe até dourá-los. Acrescente o arroz arbóreo e refogue por alguns minutos. Faça o processo de deglaçagem na panela, com vinho branco (se estiver utilizando), e adicione o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre até que o arroz fique macio. Tempere com sal, pimenta e finalize com salsa fresca picada antes de servir.
 

3.Mousse de Chocolate Vegano

Ingredientes:

-Abacate maduro;

-Cacau em pó;

-Leite de coco;

-Xarope de bordo ou agave;

-Extrato de baunilha.

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes no liquidificador até obter uma consistência cremosa, leve à geladeira até atingir uma consistência firme e sirva gelado.

 

CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”
@cejamoficial


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados