Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de março de 2024

Teste de gravidez: as diferenças entre o exame de farmácia e o de sangue

 

O teste de gravidez pode ser feito por meio de exames rápidos adquiridos em farmácias, ou em laboratórios, por meio de coleta de sangue


Identificar uma gestação desde o seu início, possibilita que a mulher realize um pré-natal precocemente, garantindo uma gravidez mais saudável. Com várias opções disponíveis, incluindo testes de farmácia e exames de sangue realizados em laboratórios, compreender as diferenças entre esses métodos é fundamental.

Os exames de gravidez identificam a quantidade do hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG) que é liberado no corpo durante a gestação. Este hormônio pode ser testado tanto na urina quanto no sangue materno para realizar o diagnóstico da gestação.

Nos testes de farmácia, a quantidade de hormônio é testada na urina. O ideal é realizá-lo logo após o primeiro dia de atraso da menstruação. Se a testagem for feita antes do atraso, o resultado pode ser falso negativo, porque os índices de HCG não estarão altos o suficiente para serem detectados.

Como a concentração de HCG na urina pode ser menor do que a encontrada no sangue, este exame pode não ser positivo em caso de gestações iniciais. “Para identificar a gestação desde o início, o recomendado é o exame Beta HCG quantitativo, realizado no sangue, por ser uma modalidade mais sensível”, explica a dra. Adriana Campaner médica ginecologista do Alta Diagnósticos, marca pertencente a Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.

O exame Beta HCG não tem contraindicações e é seguro, sem apresentar qualquer risco de saúde para a mãe ou o bebê. A coleta é rápida e dura em média de 5 a 10 minutos para ser realizada. O resultado é positivo quando apresenta mais de 25 mIU/ ml. “A coleta do exame é recomendada após 10 dias de fecundação, que é quando é possível ter maior assertividade nos resultados”, explica dra. Adriana.

Para conhecer o exame Beta HCG acesse:  https://altadiagnosticos.com.br/saude/exame-bhcg-quantitativo

 


Alta Diagnósticos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados