Dr. Gabriel Lopes destaca a importância da democratização da ciência
O debate em torno do marketing educacional e divulgação
de conteúdo científico tem sido pauta recorrente tanto na internet, quanto
dentro do âmbito acadêmico. Por vezes, a expressão "marketeiro
educacional" é mencionada de forma depreciativa, questionando se o
trabalho científico deveria ou não ser divulgado para o grande público em
veículos de massa e mídias sociais.
De acordo com o Dr. Gabriel Lopes, presidente da Logos University International,
é evidente que visões preconceituosas sobre a integração do marketing na
educação emanam de perspectivas ultrapassadas, permeadas por uma nostalgia que
carrega o apreço pelo “cheiro de papel" mesmo em pleno século XXI, “Em uma
época que as tecnologias educacionais lideram a vanguarda da nova educação, é
essencial reconhecer que a ciência e o conhecimento não podem ser confinados
aos limites universitários ou às páginas de revistas científicas”, explica o
especialista.
Para Gabriel, o marketing educacional não deve ser encarado com desdém; ao
contrário, desempenha um papel singular e nobre ao levar informações valiosas à
sociedade, “O discurso sobre a democratização da ciência perde sua legitimidade
quando o preconceito contra a divulgação acadêmica afeta mentes que deveriam se
abrir para novas possibilidades”, acrescenta.
A necessidade de divulgar a ciência foi reconhecida pela Universidade Estadual
de Campinas (Unicamp), onde se enfatizou a importância de incentivar os
pesquisadores a compartilharem seus trabalhos. A era digital e as mídias
sociais tornam-se estratégicas para a divulgação de pesquisas, “Seria injusto
condenar uma universidade que se propõe a divulgar a ciência que produz? De
tornar os avanços científicos democratizados e fáceis de entender pela
população? Ou tal crítica provém apenas de mentes resistentes à mudança?”,
questiona o profissional.
Justamente por isso, para o especialista, as mídias sociais são estratégicas
para divulgação de pesquisas. Os periódicos científicos precisam adotar novas
estratégias para divulgar suas publicações. O objetivo principal é atrair
autores, leitores, e também aumentar o número de citações aos artigos
publicados, uma métrica crucial na avaliação de revistas acadêmicas.
As estratégias podem ser através de mídias sociais pessoais, profissionais,
podcasts, matérias jornalísticas ou enciclopédias colaborativas, “É imperativo
que deixemos de lado preconceitos e abracemos a ideia de que a divulgação
científica, incluindo o marketing educacional, desempenha um papel crucial na
construção de uma sociedade mais informada, engajada e receptiva ao progresso.
O verdadeiro desafio é superar as barreiras do passado e abraçar a essência da
educação como uma fonte contínua de crescimento e esclarecimento”, finaliza
Gabriel.
UniLogos
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