Evento terá tendas para detecção de
risco de desenvolvimento da doença, exames de retinopatia e de pés diabéticos,
além de dicas de nutrição, é em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes
O Brasil tem, hoje, mais de 16 milhões de pessoas com diabetes, sendo um dos 5 países do mundo com mais casos. Como é uma doença silenciosa, muitos pacientes com diabetes tipo 2, aquele causado principalmente em decorrência da idade e da obesidade, demoram até 10 anos para receber o diagnóstico, trazendo uma série de problemas para o paciente.
No domingo, dia 12, a Sociedade Brasileira de Diabetes realiza evento CERET - Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador, no bairro do Tatuapé/Anália Franco, zona leste da capital, onde, além de uma corrida e caminhada, terá tendas onde médicos e profissionais de saúde vão verificar, gratuitamente, o risco de desenvolvimento de diabetes. Serão várias tendas, onde será feita a medição de glicemia e rastreamento de diabetes; medidas antropométricas: peso, altura, IMC e PA; tenda de nutrição, com receitas e dicas de alimentação saudável; cuidados com os pés e neuropatias e rastreamento de retinopatia diabética e doença renal crônica. Os serviços serão oferecidos gratuitamente a todos os interessados que passarem pelo parque. É uma ação para lembrar o Dia Mundial do Diabetes, que é comemorado dia 14 de novembro.
“Estamos muito felizes em poder proporcionar momentos de lazer e de prevenção para os frequentadores do parque e interessados em geral”, afirma dr Levimar Araujo, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Dra. Dhiãnah Santini, coordenadora do Departamento de Educação e Campanhas da SBD, complementa dizendo que o evento tem por objetivo chamar a atenção das pessoas em relação ao diabetes, fatores de risco, sintomas, riscos de complicações etc. “Nós acreditamos que a educação, com informação de qualidade, é a melhor estratégia de prevenção e controle”, afirma, lembrando que o tema da campanha do Dia Mundial do Diabetes deste ano é “As pessoas precisam saber do seu risco, para proteger o amanhã”. Este tema está sendo usado em todo o mundo este ano. “Além disso, queremos incentivar as pessoas a se exercitarem e se movimentarem não só com palavras, mas dando o nosso exemplo. E nesse dia, estaremos todos juntos correndo em prol do diabetes, para proteger o nosso amanhã.”
Serviço
Quando: 12 de novembro
Horário: das 8h às 12h
Local: Parque CERET - R. Canuto Abreu, s/n - Jardim
Anália Franco, São Paulo - Entrada principal, São Paulo, SP, Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário