Segundo os dados da Caju – que atende mais de 30 mil empresas de todos os portes e regiões do país – os brasileiros realizam por mês uma média de oito transações em bares e restaurantes, com gasto médio de R$ 38. Já para os mercados, a média mensal é de seis transações, com R$ 56 gasto em média por transação.
Ainda de acordo com a pesquisa, os mercados representam 47% do gasto total do vale alimentação, enquanto os bares e restaurantes somam 33%. Além disso, a companhia observou que 71% dos brasileiros que recebem VA consomem em restaurantes em geral. Para mercados, o montante chega a 80%.
Para um melhor entendimento dos tipos de gasto do VA, a Caju realizou uma distinção dos principais estabelecimentos visitados pelos brasileiros. Os locais foram classificados segundo a metodologia dos MCCs (Merchant Category Code) – que é o cadastro de quatro dígitos do estabelecimento na maquininha de cartão.
Para bares e restaurantes, a distribuição foi a seguinte: (5812) Restaurantes; (5814) Lanchonetes e fast foods; (5462) Confeitarias; (5813) Bares e pubs; (5441); Loja de doces; e (5921) Cervejas, vinhos e licores.
Já para mercados: (5411) Mercearias e supermercados; (5099) Atacadistas e distribuidores de mercadorias; (5811) Distribuição de produtos alimentícios; (5422) Açougues; (5399) Lojas de mercadorias gerais; (5451) Lojas de produtos lacticínios; e (5499) Lojas de alimentos variados.
DESTAQUES REGIONAIS
Norte: A região Norte é a que mais gasta com mercados, tendo 51% do gasto total do VA nesses tipos de estabelecimentos. Além disso, conta com 82% dos usuários comprando em mercados.
Nordeste: No Nordeste o consumo em mercado é predominante com 47% do gasto total da categoria contra 23% do consumo em restaurantes e bares.
Centro-Oeste: Na região Centro-Oeste os colaboradores tendem a gastar R$ 100 a mais em mercados em relação a restaurantes e bares, durante o mês.
Sudeste: A região Sudeste é a que mais se destaca no consumo em restaurantes e bares, com o maior número de usuários proporcionais (75%), com o maior ticket médio por transação (R$39) e com o maior gasto mensal (R$ 312).
Sul: No Sul, o gasto mensal por colaborador em mercados é o mais alto, atingindo R$ 374, sendo 12% superior em comparação com as demais regiões em média.
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