Para o palestrante
Alexandre Slivnik, adotar essa filosofia pode maximizar o número de vendas e a
lucratividade de um negócio
No mundo empresarial, a capacidade de oferecer um
serviço que vai além das expectativas não apenas satisfaz os clientes, mas cria
laços duradouros e leais. Compreender a importância de um atendimento de
excelência tornou-se um movimento fundamental para as organizações que buscam
não apenas atrair, mas também fidelizar seus consumidores.
Uma pesquisa realizada pela Zendesk, em 2021,
indicou que 82% das pessoas entrevistadas estão dispostas a gastar mais para
ter uma experiência de compra e atendimento mais completa. Além disso, 76%
acreditam que a experiência do cliente, atualmente, é mais importante se
comparada ao período pré-pandemia.
De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente
da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e um dos
maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil, um atendimento de
excelência é aquele que vai além do que era esperado pelo cliente. “Quando uma
família planeja uma viagem para a Disney, por exemplo, cria-se uma alta
expectativa. Se o parque não consegue exceder o que é esperado, a experiência é
frustrada e a excelência não é perceptível”, relata.
Por outro lado, quando o cliente possui uma baixa
expectativa, o encantamento é mais fácil de ser atingido. “É preciso gerenciar
a expectativa dos consumidores. Quanto mais efetivo esse gerenciamento, maiores
as chances de exceder as perspectivas esperadas e proporcionar um atendimento
de excelência que seja perceptível para os clientes”, pontua.
O especialista acredita que quanto melhor a
experiência oferecida, maiores as chances de retorno ao estabelecimento.
“Muitas empresas investem em estratégias de marketing robustas mas não são
capazes de fidelizar os clientes. Isso acontece porque esses critérios não
geram encantamento. É fundamental oferecer a melhor experiência de compra para
que os consumidores queiram voltar e indiquem o local para outras pessoas. O
marketing será automático e exponencial.”, revela.
Um levantamento realizado em 2020 pela PWC apontou
que conquistar um novo cliente é 25 vezes mais caro do que fidelizar os
clientes antigos. “Apostar em um melhor atendimento é a chave para realizar
esse movimento de fidelização e aumentar a lucratividade de um negócio”,
declara Slivnik.
Para o palestrante, o primeiro passo em um processo
de venda deve ser o completo entendimento das necessidades do cliente. “Muitos
profissionais querem ir direto ao final da venda sem ao menos escutar o
consumidor. O vendedor não deve falar mais do que o cliente na primeira etapa
do atendimento. É preciso fazer perguntas para entender o que eles precisam e,
então, criar um mapeamento com as melhores opções para esse comprador”, aponta.
Após esse entendimento inicial, os vendedores podem
ser mais ativos e participativos. “Esse é o momento para falar sobre as
propriedades do produto e seu impacto na vida do cliente, aumentando
significativamente as chances da venda ser realizada”, revela o vice-presidente
da ABTD.
Slivnik acredita que os profissionais de vendas
devem estar atentos ao humor de cada cliente. “Existem consumidores mais
retraídos, que não querem sentir-se o centro das atenções. Se o vendedor chega
com uma energia muito alta, pode espantar esse tipo de pessoa. Por outro lado,
se o cliente entra em uma loja falando alto e mostrando alguma irreverência, o
atendente deve compartilhar dessa mesma energia para gerar uma conexão”,
relata.
Para o especialista, um atendimento de excelência deve ser consultivo e humanizado. “O vendedor deve entender as necessidades do cliente e oferecer exatamente o que ele precisa. Com as facilidades do comércio digital, que não possui nenhuma interação humana, realizar compras em uma loja física passou a exigir essa conexão. Os profissionais devem olhar nos olhos dos consumidores, perguntar sobre seus gostos, preferências e fazer com que eles se sintam verdadeiramente importantes”, finaliza.
Alexandre Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando-FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA/USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, Europa, África e Ásia, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education - Boston/EUA).
Para mais informações, acesse o site oficial.
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