De acordo com o estudo 56% dos consumidores irão destinar metade ou mais da metade das compras da Black Friday para compras de Natal e final de ano.
Para a Black
Friday 2023 o consumidor está animado, 85% dos entrevistados pretendem
aproveitar alguma oferta, antes da data oficial da Black Friday. O consumidor
também admite se planejar para as promoções (92%) e declara que vai pesquisar
produtos e preços (97%). 67% podem gastar até R$1.000 na Black Friday. Essa é
uma das descobertas do estudo “Black Friday no varejo brasileiro” – 6ª edição,
desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em
parceria com a PiniOn, que faz uma radiografia dos
principais hábitos de compra, intenção de compra e opiniões em relação a Black
Friday.
Devido aos altos
preços que o país vem enfrentando por conta da pandemia, a Black Friday é vista
como oportunidade de comprar, deixando o consumidor mais otimista e animado. O
consumidor irá destinar aproximadamente 71% das compras da Black Friday para
compras de Natal e final de ano. A maioria das compras estão destinadas a uso
próprio e a preferência é por: vestuário (48%), eletrônicos (44%) e
eletrodomésticos (42%).
O estudo mostra
que 72% concordam que a Black Friday é uma data para encontrar produtos de
coleções anteriores ou que estão fora de linha, porém 63% acreditam que irão
encontrar produtos de lançamento. A data está consolidada no país, e aos poucos
os consumidores passam a ver vantagens de comprar (91%)
na Black Friday, e
acreditam (83%) nas promoções da data.
O canal online é
a principal fonte de pesquisa de preços, sendo que 97% dos entrevistados irão
pesquisar antes de realizar a compra na data, principalmente em sites das
próprias lojas (57%), sites de busca (54%), e redes sociais (49%). Assim como a
busca por informações é online, o e-Commerce (51%) se sobressai
quando comparado com lojas físicas (16%) no processo da compra, sendo que 34%
declaram que pretendem comprar em ambos os formatos.
Para
Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), “Teremos uma Black Friday com um pouco mais de otimismo, o
consumidor com uma intenção maior de compra, muita pesquisa antes de comprar e
um varejo que utiliza de diversas ferramentas digitais para atrair e reter um
novo público.”
Metodologia
O estudo entrevistou 703 consumidores em todo o país, e teve
como objetivo quantificar aspectos relacionados aos hábitos de compra, intenção
de compra e opiniões em relação a Black Friday, visando entender o impacto
dessa data para o varejo brasileiro.
A íntegra do estudo está disponível no site da SBVC: https://sbvc.com.br/estudo-6a-edicao-black-friday-no-varejo-brasileiro-2023
Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC)
www.sbvc.com.br
PiniOn
https://pinion.business/
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