Executivas do
Grupo Simão alertam sobre o que é preciso considerar ao iniciar um
empreendimento
Empreender é o sonho de muitos brasileiros, mas nem
todos sabem que ter um negócio próprio pode não ser tão simples. De acordo com
dados do Sebrae, uma a cada cinco empresas fecha as portas em menos de um ano
de operação no país, por isso, buscar referências com quem é especialista no
assunto é muito importante.
Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de
30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, abrir o
próprio negócio é algo que deve ser visto com seriedade e planejamento. “Muitas
pessoas acreditam que terão mais tempo livre, que não precisarão se dedicar
tanto, mas a verdade é que, para um negócio dar certo, é necessário muita
dedicação”.
Segundo Mislene Lima, especialista em encantamento
ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, são muitos os desafios para
quem está começando a empreender. “Desde a falta de experiência até a
concorrência acirrada e o capital limitado, são diversos os obstáculos que
devem ser contornados, mas é possível chegar onde se quer estando atento a
alguns pontos essenciais”.
Confira sete dicas preciosas das executivas para
quem está abrindo o próprio negócio:
- Realizar
pesquisa de mercado: é preciso pesquisar detalhadamente o mercado em que
se quer entrar antes de começar qualquer coisa. “Entenda o perfil dos
clientes e suas necessidades, mapeie a concorrência e confira as
tendências do setor”, sugere Mislene.
- Tenha
um plano de negócios: antes de começar é preciso planejar. “Definir
objetivos, estratégias e recursos necessários é fundamental para diminuir
os riscos”, alerta Lidiane.
- Cheque
o capital disponível: as executivas lembram que, normalmente, um negócio
demora a dar lucro, por isso é preciso ter recursos suficientes para
fazê-lo andar por um certo tempo.
- Tenha
uma boa equipe: contar com um time que entenda o propósito do negócio e
seja competente e confiável é algo de que não se pode abrir mão.
- Ofereça
um atendimento excelente: conhecer os potenciais clientes e as suas
necessidades é importante, assim como prestar um atendimento de excelência.
“É preciso encantar para que o cliente volte”, avalia Mislene.
- Invista
em marketing: um negócio que está começando precisa de exposição, por isso
é necessário desenvolver uma estratégia que permita que o público-alvo
seja atingido de forma eficaz.
- Esteja aberto para aprender: quem está começando não deve achar que sabe tudo sobre empreendedorismo, pelo contrário. “É preciso estar disposto a aprender o tempo todo, estudar, ouvir pessoas que já trilharam caminhos similares e estar atento ao que acontece no mercado. Apenas dessa forma o empreendedor poderá melhorar e crescer”, afirma Lidiane.
Mislene Lima - especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
Lidiane Bastos - administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
Grupo Simão
https://gruposimao.com.br
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