Material também apresenta dicas para as empresas que precisam mitigar os riscos de fraude para proteger a si e seus clientes
Períodos comemorativos no comércio são sempre uma boa oportunidade para as pessoas aproveitarem condições e descontos exclusivos – o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, é uma dessas datas especiais. Mas, com um grande volume de transações financeiras acontecendo, os brasileiros estão suscetíveis a golpes financeiros e fraudes de identidade. Segundo o Fraudômetro, primeiro contador de tentativas de fraudes em tempo real do país, no primeiro semestre de 2023 foram registradas mais de 4,8 milhões de tentativas estimadas de fraudes no Brasil.
A Serasa Experian, datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, separou 10 dicas para que essas situações sejam contidas em todas as épocas do ano e melhorar a experiência dos consumidores. Confira:
1. Desconfie de links
de origem desconhecida, mesmo quando enviados por conhecidos: aplicativos
mensageiros e e-mails são as origens mais comuns de links maliciosos, como os
que pedem atualização cadastral em lojas, ofertas tentadoras ou promoções.
Antes de clicar, certifique-se da veracidade do conteúdo.
2. Pesquise a
idoneidade da empresa: confira os dados comerciais da
empresa ao acessar o site, aplicativo de vendas ou marketplaces. Os canais
virtuais devem fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ, de
preferência em sua página de entrada. Desconfie de sites e aplicativos que não
seguem essa regra. Também fique atento a três elementos no endereço
eletrônico: se tem o https na URL, o cadeado na barra de
navegação e a inscrição ‘site seguro’. Se não encontrar, desconfie;
3. Cuidado com dados
pessoais: não forneça suas informações por meio de e-mail, aplicativos
de mensagens ou redes sociais, muito menos senhas bancárias, que são de uso
privado e exclusivo;
4. Compra on-line?
Prefira o cartão virtual: depois que estiver com seu cartão
de crédito em mãos e for realizar uma compra on-line, prefira sempre que
possível usar o cartão de crédito virtual, disponível no aplicativo das
instituições bancárias, que gera dados diferentes para cada transação;
5. Tenha o hábito de
consultar seu extrato e fatura do cartão de crédito: a demora em
consultar o histórico permite que criminosos façam várias transações num curto
intervalo de tempo. De preferência, acione o sistema do banco que emite
notificações no celular sempre que a conta é movimentada;
6. Fique atento na
hora de fazer um PIX ou pagar boletos: os golpes de boleto falso e os que
utilizam o PIX na transação estão cada vez mais comuns e é preciso garantir que
a operação é verídica;
7. Informações sobre
garantias e devoluções: a política de devolução e garantia do site de e-commerce
informa os prazos e condições para devolver ou trocar um produto, bem como as
garantias oferecidas pela empresa. É importante ler essas informações para
evitar problemas caso seja necessário devolver um produto ou acionar uma
garantia;
8. Use dispositivos
seguros: utilize Wi-Fi, computador ou smartphone seguros. Nunca faça
compras virtuais por meio de computadores de outras pessoas ou usando redes
públicas de Wi-Fi. Isso só aumenta a chance de ação de pessoas
mal-intencionadas. Usar dispositivos e redes seguras para conectar ao Wi-Fi é
importante para garantir a proteção de dados pessoais, prevenir ataques
cibernéticos, proteger outros dispositivos conectados e evitar o uso de
conexões não seguras;
9. Fuja de promoções
mirabolantes: se determinado produto está com o preço tão tentador que você
quase não consegue deixar de comprar, pare, respire fundo e avalie. Preços
muito reduzidos podem ser sinal de tentativa de fraude. Promoções com descontos
extremamente altos em relação aos preços de mercado podem ser um sinal de que
algo está errado. Golpistas frequentemente usam preços muito baixos para atrair
clientes, mas os produtos ou serviços anunciados podem ser falsos, defeituosos
ou até inexistentes;
10.
Guarde os comprovantes das compras: imprima ou salve no
computador as telas que indicam que a compra foi realizada, anote códigos de
confirmação e guarde e-mails que chegam com dados da transação. Eles podem ser
úteis no futuro. Guardar comprovantes de compras online é importante para
verificar as informações do pedido, rastrear a compra, acionar garantias e
devoluções, controlar as finanças e comprovar despesas em alguns casos.
As empresas
também têm um papel fundamental no combate às fraudes. Veja abaixo seis dicas
bônus para as companhias protegerem elas mesmas e seus clientes.
1. Contar com uma
plataforma de pagamento on-line: a empresa que
deseja atuar de forma on-line, prestando serviços ou vendendo
produtos, precisa ter a máxima atenção com os pagamentos. É preciso que ela
adote uma operação que alie rapidez no processamento das transações à
segurança;
2. Analisar as compras: invista em
camadas preditivas de crédito e fraude, principalmente as que realizam a
análise comportamental dos seus clientes e usuários. Assim, sua empresa pode
avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os
seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo;
3. Realizar um contato
prévio por e-mail ou telefone
para confirmar dados ou a própria compra também é uma dica para resguardar o
seu negócio contra fraudes, avaliar os riscos de uma operação e assegurar quem
é quem;
4.
Garantir que seu cliente ou usuário é
quem realmente diz ser: ter acesso a um cadastro atualizado
dos consumidores pode ser considerado uma estratégia para reduzir os riscos na
hora de realizar uma venda;
5. Investir em soluções antifraude em camadas:
não existe uma bala de prata que funcione para todos os casos. Por isso, é
importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem
a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente.
Serasa Experian
www.serasaexperian.com.br
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