Plataformas de streaming se beneficiam de modelos de receita baseados em anúncios, aponta presidente da TVCoins
Trabalhar, ouvir música, assistir nossos programas
favoritos, conversar com amigos e familiares – tudo está conectado à internet.
Entre as atividades que realizamos conectados à internet, destaca-se o
streaming de vídeo. É uma tendência crescente em todo o mundo e no Brasil não é
exceção. Testemunhamos um rápido desenvolvimento de serviços de convergência de
internet e dispositivos móveis e, de acordo com o estudo da JustWatch no
segundo trimestre de 2023, a Netflix ainda detém a maior fatia do mercado de
streaming do Brasil, com 29%. Outras plataformas continuam conquistando espaço,
com o Prime Video e o Disney+ tendo 19% e 14% de parcela de mercado,
respectivamente.
Nos últimos anos, os modelos FAST e AVOD
experimentaram um aumento significativo na popularidade entre os
telespectadores no Brasil. Esses dois modelos de publicidade são baseados na entrega
de conteúdo aos espectadores com pouco ou nenhum custo, em troca de intervalos
comerciais. No entanto, eles diferem na abordagem e nos resultados que buscam.
Divulgação |
Gustavo Marra, presidente da TVCoins, uma
plataforma de distribuição e monetização de vídeo que cria aplicativos de
streaming gratuitos e de marca branca para proprietários de conteúdo com
conteúdo ao vivo e sob demanda, fala sobre as diferenças dos modelos FAST e
AVOD:
FAST
As plataformas FAST oferecem conteúdo gratuito com
anúncios integrados. O FAST baseia-se no princípio de que os espectadores têm
acesso ao conteúdo da plataforma com pouco ou nenhum custo em troca da exibição
de anúncios. Esses canais são lineares e oferecem programação fixa para uma
audiência massiva por meio de dispositivos conectados.
Este modelo é muito popular na indústria de
streaming de vídeo, pois oferece a todos os espectadores acesso fácil a
conteúdo de alta qualidade. Além disso, o FAST é uma forma eficaz de gerar
receita para as empresas, pois elas podem vender espaços publicitários para
quem deseja atingir um público ou região específica.
AVOD
Nesse modelo, os anúncios são integrados ao
conteúdo, os espectadores veem a publicidade antes, durante ou depois de
visualizar o conteúdo. Quando um usuário escolhe o conteúdo sob demanda do catálogo
da plataforma, o servidor ajuda a personalizar a publicidade com base nas
preferências de visualização, além do perfil demográfico do usuário.
O modelo AVOD também é muito popular na indústria de streaming de vídeo, pois permite que as empresas gerem receita significativa com a venda de espaço publicitário. E a demanda por inventário de publicidade em streaming vem crescendo rapidamente, devido às condições favoráveis que oferece às agências de publicidade e às marcas.
Principais diferenças entre FAST e AVOD
A principal diferença entre FAST e AVOD é a forma
como os anúncios são apresentados aos espectadores. No modelo FAST, os anúncios
são integrados ao conteúdo, o que significa que os espectadores não podem pular
os anúncios e devem visualizá-los. No modelo AVOD, os anúncios são apresentados
antes, durante ou depois do conteúdo, às vezes permitindo que os espectadores
pulem os anúncios, se desejarem.
Outra diferença é a apresentação do conteúdo.
Enquanto o FAST é linear, o AVOD é on demand, o que significa que os
espectadores podem escolher qualquer título disponível, desde que tenham acesso
à Internet. Ao visualizar um canal FAST, os usuários devem observar o que está
sendo transmitido naquele momento específico.
Quanto à monetização, ambos os modelos possuem suas
vantagens e desvantagens. No modelo FAST, a receita de publicidade é gerada por
meio da venda de espaço publicitário designado. O modelo AVOD também inclui
publicidade, porém esta é direcionada e inserida em pontos de interrupção.
Compreendidas as principais características dos
modelos FAST e AVOD, fica mais fácil saber qual deles impactará melhor o seu
público, de acordo com o que você acha que seus anunciantes estão buscando. A
TVCoins oferece uma opção única, mesclando essas duas tecnologias, além de
fazer uso do formato white-label, assim ao construir uma plataforma customizada
para seus clientes, você tem todos os elementos para obter os melhores
resultados em termos de monetização de conteúdo.
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