No período, ocorreram
2 milhões de tentativas de fraudes; pesquisa revela ainda crescimento no ticket
médio
No primeiro semestre de 2023, o País registrou 2
milhões de tentativas de
fraude, segundo o Mapa da Fraude da ClearSale, empresa referência em soluções
antifraude nos mais diversos segmentos. Em valores, o total chega a somar R$
2,5 bilhões. O estudo que analisou 117,1 milhões de pedidos, entre 1° de
janeiro a 30 de junho, aponta uma queda de 50,6% no número de tentativas de
fraude comparado ao mesmo período do ano passado. No entanto, apesar de quedas
nos números gerais, o valor do ticket médio das tentativas de fraudes foi de R$
1.273, crescimento de 4,1% a mais que no primeiro semestre de 2022.
Para Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale, os dados
refletem a desaceleração do comércio eletrônico e as incertezas financeiras decorrentes
do atual cenário econômico. “Já havia esta expectativa devido à retomada do
comércio presencial e ligeira diminuição das vendas por aplicativos. De toda
forma, os números ainda são altos, principalmente quando olhamos para o valor
total e ticket médio das tentativas de fraude que, inclusive, foi mais alto do
que em 2022. Lojistas precisam permanecer atentos e vigilantes aos possíveis
golpes, cada vez mais sofisticados e frequentes”, comenta.
Para o levantamento do Mapa da
Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de
crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as
transações que, por algum motivo, foram classificadas como suspeitas ou
confirmadas como fraude. Abaixo, confira os dados exclusivos sobre as fraudes
no e-commerce brasileiro:
Categorias
Entre as categorias que mais sofreram tentativas no
primeiro semestre deste ano, estão eletrônicos (5,7%), com ticket médio de R$
2.545, celular (5,2%), com R$ 2.901, e informática (3,3%), com R$ 2.623. Vale
ressaltar que, com exceção de informática, eletrônicos e celulares estão pelo
terceiro ano consecutivo na liderança das categorias mais visadas por
fraudadores. Isso se deve, segundo o CEO, à elevada procura em mercados
paralelos, maior liquidez e facilidade de transporte.
Regiões
A região Norte (2,6%) segue apresentando o maior
índice percentual de tentativas de fraudes sobre a quantidade de transações,
com um ticket médio de R$ 1.381. O Nordeste (2,2%), por sua vez, ocupa o
segundo lugar do ranking, com R$ 1.300. Centro-Oeste (1,6%) e Sudeste (1,6%),
com um empate, fecham o TOP 3, com R$ 1.438 e R$ 1.157 do ticket médio das
tentativas de fraude, respectivamente. Já a região Sul (1%), apresenta o menor
índice do ranking dos estados, com R$ 1.153. No entanto, considerando apenas
números absolutos, a região Sudeste, com 47,1 milhões de pedidos, contou com o
maior número de fraudes do País.
Gênero x Faixa etária
Quanto ao gênero, o público masculino é quem mais
sofre com tentativas de fraudes (2,3%), seguido por outros (1,7%), pessoas com
outras definições de gênero ou erros de integração, e, por fim, o público
feminino (1,2%). Em termos de faixa etária, embora pessoas entre 36 e 50 anos
(1,1%) façam mais pedidos on-line, o estudo revela que pessoas de até 25 anos
foram as que mais sofreram tentativas de fraudes (3,3%), seguido pelo grupo de
26 a 35 anos (1,5%).
Outros mercados
O Marketplace é outro mercado que não escapa dos
fraudadores, inclusive, o ticket médio das tentativas de fraude neste mercado é
de R$ 1.849. No período, foram analisados 17,2 milhões de pedidos, os quais
347,4 mil sofreram com tentativas de fraudes, totalizando uma valoração de R$
642,3 milhões.
ClearSale (CLSA3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário