Pesquisar no Blog

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Você sabe o que é felicidade? Veja dicas práticas para alcançá-la

A felicidade é um estado de espírito que todos buscam, mas muitas vezes não sabem como alcançá-la. Pensando nisso, Shana Wajntraub, psicóloga especialista em neurociência e mestre em comunicação, explora o que é felicidade e como podemos construí-la em nossas vidas. 

Ao contrário do que muitos pensam, a felicidade não é um destino a ser alcançado, mas sim uma jornada a ser apreciada. A neurociência acredita que a felicidade é um estado físico, resultado da ativação de neurotransmissores específicos no corpo humano, conhecidos como "Quarteto da Felicidade": endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.

 

Shana Wajntraub cita dicas práticas da neurociência para alcançar a felicidade: 

 

Criar conexões sociais de qualidade;

 

Ter boas noites de sono;

 

Fazer breves meditações diárias;

 

Ao tomar uma decisão, descartar todas as outras opções restantes;

 

Empenhar-se em atividades que tragam satisfação e realização;

 

Buscar significado e propósito de vida.

 

Um estudo longitudinal de 75 anos sobre felicidade mostrou que a quantidade total de tempo gasto trabalhando não cria felicidade e que a trajetória da felicidade ao longo da vida é uma curva em forma de U. As pessoas na casa dos 20 anos tendem a ser mais felizes até que as responsabilidades cheguem aos 30, 40 e 50 anos; a felicidade se repete novamente nos seus 60 e 70 anos quando as demandas diminuem. Pessoas com 25 anos ou mais tendem a ser menos felizes por pensarem que a realização de suas vidas é distante comparada aos colegas ou por acharem que o que realizam em relação à idade é pouco.

O discurso de "está tudo bem apesar de tudo" é acompanhado sucintamente por uma falsa noção de espiritualidade que muitas vezes, além de invalidar nossa experiência de vida real, humana e imperfeita, estimula a comparação com a experiência de vida apresentada por outras pessoas - e obviamente, essa comparação não é saudável.

 

“Precisamos entender que a positividade é um estado emocional que oscila entre outros estados e que isso é perfeitamente normal. O sofrimento emocional não deve ser um tabu, e palavras positivas não dão conta de resolver essa questão. Em alguns casos, a ajuda profissional é bem-vinda, assim como a dos amigos e familiares. Mas o mais importante é estar atento para não cair nessa cilada, não se cobrar de estar sempre bem e tentar reconhecer e se afinar com nossos sentimentos negativos”, finaliza Shana Wajntraub. 

 

Shana Wajntraub - psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense, pós- graduada em neurociências pelo Mackenzie. Mestranda em comunicação e análise de comportamento pela Manchester Metropolitan University- UK (Paul Ekman). Professora da HSM, palestrante da HSM expo em 2021. também palestrou no CBTD em 2020 e 2021 e já impactou mais de 230 mil pessoas em treinamentos na América Latina para Nestlé, Galderma, Sanofi, GPA, Hypera, Locaweb, Seara, AstraZeneca, Dasa, Boehringer, Met Life, Grupo Boticário, Vivo, Amil, Magazine Luiza, Camil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados