Diretor comercial
da Squad Social Lab explica que análise deve ser rigorosa para que os
resultados apareçam
Uma pesquisa do Ibope mostrou que mais da metade
dos internautas costuma consumir produtos e serviços indicados por
influenciadores digitais. Nesse cenário, é natural que as marcas estejam
investindo cada vez mais nessa ferramenta de publicidade. Mas como escolher o
influenciador certo para ter mais chances de conseguir bons resultados?
De acordo com Marcelo Balerone, diretor comercial e
de novos negócios da Squad Social Lab, MarTech pioneira no Marketing de
Influência, muitas empresas costumam achar que é bem simples escolher um
influenciador para ajudar a vender a marca. “Elas acham que basta enviar um
mimo ou escolher um influenciador que alguém da equipe segue e está tudo certo,
mas não é assim que funciona. É preciso ter ferramentas adequadas para fazer uma
avaliação certeira, além de ter um time preparado para que a estratégia dê
certo”, avalia.
Segundo Balerone, um primeiro ponto é definir os
objetivos da empresa antes de contratar um influenciador. “É preciso entender
os objetivos específicos com a parceria. É, por exemplo, ganhar mais
seguidores? Ou aumentar o número de vendas de um produto ou serviço
determinado? Ou, ainda, a marca precisa de um influenciador que atue em nível
nacional ou em uma determinada região? Cada objetivo pode ser alcançado com
mais facilidade através de um influenciador específico”, diz.
Ele explica que a estratégia deve andar em paralelo
com um bom planejamento interno, afinal, quando as pessoas chegarem até a
empresa por meio de um influenciador, elas precisarão encontrar facilmente o
produto ou serviço para que possam concluir a compra.
Outros pontos sugeridos pelo diretor da Squad Social Lab para a marca acertar na escolha de um influenciador são:
- Estudar
as métricas do influenciador, considerando não apenas número de seguidores,
mas também engajamento e alcance das postagens;
- Entender
se o influenciador tem relevância para a marca;
- Avaliar
habilidades de comunicação pensando em seu público;
- Checar a qualidade do conteúdo produzido.
O especialista ressalta que os resultados obtidos
pelas marcas com o uso de influenciadores costumam ser melhores que os da mídia
tradicional. “São pessoas como nós indicando produtos”, diz. Mas, para que isso
aconteça, a escolha deve ser correta. “A Squad Social Lab nasceu, inclusive,
para ajudar nessa união de marcas e influenciadores. Entendemos que existe uma
demanda grande nesse sentido é que é preciso, cada vez mais, profissionalizar a
escolha por parte das marcas”, afirma.
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