Sem dúvida, uma das profissões de maior importância para a organização do trabalho pedagógico nas unidades educacionais é a de pedagogo. A Lei nº 13.083/2015 instituiu o dia 20 de maio, como Dia Nacional do Pedagogo e comemorar o dia do pedagogo tem por objetivo reforçar a importância dos profissionais que planejam, executam e coordenam as atividades dos diversos profissionais que trabalham nas unidades educacionais. Uma tarefa complexa e de extrema importância na educação, tendo em vista oferecer ensino de qualidade e obter sucesso no processo de aprendizagem.
A alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDBEN) n° 9.394/1996 por meio da Lei nº 13.415/2017 (institui a Base Nacional
Comum Curricular - BNCC) promoveu modificação dos projetos políticos
pedagógicos (propostas pedagógicas) nos anos seguintes à sua implementação e
havia uma exigência para todos os entes federativos de que a legislação
estivesse em prática em 2020. Contudo, com a Pandemia da Covid-19 (2020)
ocorreu uma drástica mudança na organização do trabalho pedagógico das escolas
e o trabalho remoto (educação à distância) se tornou realidade no atendimento
aos estudantes da Educação Básica.
Esta nova realidade forçou pedagogos e professores
(profissionais da educação) a utilizarem ferramentas de tecnologia educacional,
no entanto, isso ocorreu sem as condições necessárias, não só para os
profissionais da educação, mas também aos estudantes e as suas famílias.
Contudo, é inegável que a Pandemia deixou escancarada a falta de políticas
públicas relacionadas à utilização de tecnologias: computador, notebook,
celular e internet para inclusão digital, principalmente nas escolas
públicas.
Os dados do Censo da Educação Básica (INEP, 2020, pág.
55) indicam que apesar da rede municipal possuir o maior número de estudantes é
a que menos dispõe de recursos tecnológicos, como lousa digital (9,9%),
projetor multimídia (54,4%), computador de mesa (38,3%) ou portátil (23,8%) e
internet disponível aos alunos (23,8%). Dos dez itens analisados na pesquisa,
as escolas estaduais possuem mais recursos tecnológicos e superam a rede
privada em cinco itens.
A BNCC estimula a utilização de tecnologias digitais em
todas as áreas do conhecimento e a Pandemia trouxe a necessidade de agilizar a
implementação de políticas públicas educacionais que visem a inclusão digital
e, em janeiro de 2023 é aprovada a Política Nacional de Educação Digital por
meio de alteração no artigo 4º da LDBEN 9.394/1996, garantindo a conectividade
em todas as instituições públicas de educação, voltando-se ao letramento
digital, criação de conteúdos digitais, foco em segurança e resolução de
problemas.
Sabemos que a realidade de cada ente federativo é
diferenciada e cabe a União equalizar as condições de acesso às tecnologias
digitais para todos, mas isso não é tudo, a formação dos profissionais da
educação é fundamental e destacamos aqui a importância do trabalho dos
pedagogos (coordenadores pedagógicos) em busca de uma educação justa, inclusiva
e de qualidade.
Marcos Aurélio Silva Soares -
mestre em Educação e coordenador de Cursos de Pós-Graduação na área de Educação
do Centro Universitário Internacional UNINTER
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