Falar sobre o mentoring nas empresas não é uma completa novidade. Mas, essa vem sendo uma ferramenta em crescimento no mercado nos últimos anos, que visa desenvolver ao máximo o potencial dos profissionais e orientá-los para que deem seu melhor. Até porque, não existe um momento único para que seja aplicado, porém, é preciso muita organização ao ser adotado, para que consiga atingir seu propósito de gerar líderes e sucessores qualificados para comandar o negócio rumo ao sucesso.
De acordo com um levantamento realizado pela ABMEN
com usuários do LinkedIn, o número de profissionais que afirmaram realizar
algum tipo de mentoria nos negócios subiu de 8 mil para mais de 35 mil entre
2016 e 2020, correspondendo a uma média de crescimento de 19,5% ao ano. E qual
o motivo para isso? São vários, na verdade, em resposta às intensas mudanças
que o mundo corporativo vem presenciando no que diz respeito às demandas e
desejos de seus consumidores e como atendê-los.
Ao contrário do coaching, que é mais voltado à
conquista das metas individuais de cada trabalhador, o mentoring
se caracteriza pela transmissão do conhecimento, normalmente, de um
profissional mais sênior a um mais júnior, para desenvolver as competências de
cada um. Nele, algumas técnicas de coaching podem ser aplicadas para
potencializar os resultados, mas o contrário não consegue ser visto,
justamente, por sua premissa básica.
O mentor assume uma figura de tutor para com seus
mentorados. Um guia, que irá compartilhar seus conhecimentos e aconselhá-los
para que sejam capazes de encontrar suas próprias soluções no dia a dia
corporativo. Quando organizados devidamente, essa relação entre as partes é
extremamente vantajosa para a construção de carreira dos profissionais, os
preparando para que se tornem mais autônomos em suas tarefas e estejam
qualificados para lidar com todas as responsabilidades de seu cargo.
Em uma análise mais profunda, é com o mentoring que
os colaboradores conseguem ser desenvolvidos para um nível mais individualizado
e completo, ampliando seu conhecimento em métodos e estratégias de
aperfeiçoamento de sua carreira junto a um olhar mais propositivo sobre seu
futuro. Um conjunto de benefícios valiosos para seu crescimento na área, que
apenas será atingido caso compreendam o que é necessário para aplicar este
programa com êxito.
Um programa de mentoring deve ter uma dor a ser
solucionada. Um objetivo maior, seja preparar novos líderes, aproveitar ao
máximo seus talentos ou engajá-los mais, como exemplo. Quanto mais claro este
propósito estiver, melhor será para que consigam formar a equipe de suporte necessária
para a condução desse processo – o qual, normalmente, costuma ficar sob
responsabilidade do departamento de recursos humanos.
Agora, mesmo tendo claro o plano de ação que será
adotado e quem serão os mentores e mentorados, nem todos estarão preparados
para integrar essa missão. Por isso, é extremamente recomendado buscar por
metodologias que os ajudem a conduzir essa transmissão de conhecimentos da
melhor forma possível. Afinal, nada garante que essa estratégia dará 100%
certo, mas quanto mais entenderem sobre o tema e as necessidades de cada
profissional, mais preparados estarão para ensiná-los o que precisam.
Em meio à intensa digitalização do mercado, muito
vem sendo notado em uma mentoria invertida, na qual profissionais mais jovens
dedicam tempo para ensinar os mais seniores a como utilizar certos recursos
tecnológicos e sistemas em suas atividades. Apesar desta ser uma opção mais
pontual do que estrutural, também deve ser abraçada e muito bem-vinda nas
companhias, para que todos estejam à par destas ferramentas e saibam como
manuseá-las corretamente.
Aprender nunca é demais. Principalmente, vindo de
pessoas com uma ampla experiência no mercado. Investir no mentoring
é uma excelente forma de transmitir essa expertise a todos os membros do
negócio, capacitando-os para que tenham um melhor desempenho em suas
responsabilidades. É uma estratégia onde todos têm a ganhar, principalmente a
própria empresa que, certamente, verá seu nome deslanchar em seu segmento.
Jordano Rischter - sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.
Wide
https://wide.works/
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