Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o número de tentativas de fraude caiu 27,4%. Veja as dicas dos especialistas para se proteger e evitar cair em golpes
Em fevereiro, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, foram registradas 236.775 tentativas de fraude ou roubos de identidade. Isso representa uma tentativa de fraude a cada 10 segundos no país. Em relação ao mesmo período de 2022, houve queda de 27,4%. Também houve queda de 16,7% em relação a janeiro deste ano, quando o indicador apontou 284.198 tentativas de fraude.
“A queda das
tentativas de fraudes em fevereiro comparado a janeiro reflete o impacto do
feriado do Carnaval, reduzindo a quantidade de dias úteis e a movimentação de
consumidores nas lojas, bancos e financeiras. Em relação a fevereiro do ano
passado, a queda se justifica pela menor procura por crédito dos consumidores
devido ao patamar mais elevado dos juros e aumento da inadimplência. Com menos
pessoas buscando realizar novos negócios, diminui-se a quantidade de alvos
potenciais para a atuação dos fraudadores”, diz o diretor de Produtos de Autenticação
e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Em fevereiro, o segmento de bancos e cartões foi o que teve maior participação, com 108.969 registros, totalizando 46% do total de tentativas de fraude realizadas. No mesmo período no ano passado, o setor respondeu por 55,7% das ocorrências. Já o setor de serviços, que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral, teve 69.361 registros, equivalente a 29,3% do total. No mesmo período no ano passado, o setor respondeu por 17,8% das tentativas.
O setor de financeiras foi o terceiro
do ranking em fevereiro, com 44.784 tentativas, 18,9% do total. No mesmo mês de
2022, o setor respondeu por 18% dos casos. O segmento varejo teve 10.389
tentativas de fraude, registrando 4,4% das investidas contra o consumidor em
fevereiro, queda de 43,1% com relação ao percentual observado em fevereiro de
2022 (5,6%).
Pessoas de 36 a 50 anos foram as vítimas mais atingidas pelas tentativas
Na visão por idade, a população que possui entre 36 e 50 anos foi a que mais sofreu com tentativas de fraudes em fevereiro de 2023, com 86.776. Em segundo lugar, estão os consumidores de 26 a 35 anos, que sofreram com 64.986. O ranking segue com pessoas com idades entre 51 e 60 anos (33.685); e aqueles com até 25 anos e acima dos 60 anos empataram com 26.664 tentativas.
No ranking estadual, São Paulo
liderou com 72.781 tentativas no mês. O Rio de Janeiro ficou em 2º
lugar com 23.738 tentativas e, em 3º lugar, veio Minas Gerais com 21.678. O
restante dos estados do país ficou abaixo da casa das 20 mil tentativas, sendo
Roraima a Unidade Federativa (UF) com o menor índice (404).
Veja
no gráfico abaixo as informações completas:
Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
·
Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e
com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
·
Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com
preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos
usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se
valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar pegar informações e dados
de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
·
Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de
mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas
não seguras, que contaminam os dispositivos com vírus para funcionarem sem que
o usuário perceba;
·
Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos,
como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
·
Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou
do aplicativo;
·
Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar
por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o
contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
·
Inclua suas informações pessoais e dados de cartão se tiver
certeza de que se trata de um ambiente seguro;
·
Monitore o seu CPF com frequência para
garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.
Empresas:
·
Com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos
consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo em novos métodos de soluções antifraude e tecnologias cada vez mais
sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança da operação
não afete sua experiência integrada. A Serasa Experian, por exemplo, tem
soluções modulares inteligentes e um time de especialistas em
que possibilitam oferecer uma experiência segura e sem atrito ao cliente
final. Com combinação de dados, analytics e soluções automatizadas, as empresas
podem expandir os negócios com segurança.
·
Conte com plataformas de pagamento online. A empresa que deseja
atuar de forma online, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a
máxima atenção com os pagamentos. É preciso adotar uma sistemática que alie
rapidez no processamento das transações à segurança;
·
Faça a análise de compras mais caras. Outra prática que pode
reduzir bastante o risco de fraude online é a análise das compras. Sempre que a
empresa se deparar com um pedido de alto valor, por exemplo, é necessário
dedicar uma atenção especial, verificando de forma mais detalhada o cliente e
os dados informados. Uma forma de garantir a segurança desse tipo de transação
é realizando um contato prévio por e-mail ou telefone para confirmar dados ou a
própria compra. Embora esse tipo de avaliação possa tornar o processo de venda
mais longo, ele é essencial para resguardar o seu negócio contra fraudes;
·
Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é
essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter
acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a
veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é
outra estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação
cadastral pode facilmente identificar tentativas de fraudes, sinalizando
situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam
de outras bases de dados confiáveis;
·
Consulte o perfil do seu cliente. Conhecer o cliente é, sem
dúvida, uma das maneiras mais eficientes de se evitar fraudes online. Quando a
empresa é capaz de avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do
seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por
exemplo. Fica muito mais fácil e seguro avaliar os riscos de uma operação.
Para conferir
mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui
Metodologia
O Indicador
Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento
de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1)
total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2)
estimativa do risco de fraude, obtida através da aplicação dos modelos
probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian,
baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em
outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes –
Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados
(item 1) pela probabilidade de fraude (item 2).
Serasa Experian
Nenhum comentário:
Postar um comentário