Pesquisa feita
pelo Mercado Pago mostra que Moda e Casa & Decoração lideram a intenção de
compras no período
Cartão de crédito
segue sendo o meio de pagamento preferido para a data
O Dia das Mães está chegando e os brasileiros já
estão se preparando para comprar os presentes para uma das datas mais
importantes do calendário do comércio brasileiro. De acordo com uma pesquisa do
Mercado Pago, o banco digital do Grupo Mercado Livre, 41% dos entrevistados
começaram a pesquisar o presente no começo de abril, e 33% afirmaram que iriam
começar a procurar com duas semanas de antecedência.
Realizada no início de abril, com mais de 30 mil
usuários do banco digital e da maior plataforma de e-commerce da América
Latina, a pesquisa mostra também que, neste ano, os consumidores pretendem
gastar mais do que no ano passado: 47% dos entrevistados disseram que o valor
do presente será maior e 40% afirmaram que vão gastar o mesmo que em 2022, o
que reflete a importância das pesquisas de preços de forma antecipada. “Dos
participantes da pesquisa, 29% pretendem gastar entre R$100 e R$200, enquanto
24% afirmaram que devem investir acima de R$300”, conta Ignácio Estivariz, Head
de Banco Digital do Mercado Pago.
Moda e Casa & Decoração
lideram a intenção de compras no período
Para 30% dos entrevistados, Moda será o principal
segmento para presentear no Dia das Mães. Outras categorias que os consumidores
estão de olho são Casa & Decoração, com 20% de intenção de compra, e itens
de tecnologia, com 19%.
“E as pesquisas para os presentes são feitas
majoritariamente pela internet”, comenta Estivariz. “87% dos entrevistados
preferem buscar os presentes online, seja por meio de marketplace, como o
Mercado Livre, lojas virtuais ou até redes sociais.”, conta o executivo. Dados
do levantamento do banco digital ainda mostram que apenas 11% realizam pesquisa
em lojas físicas.
Cartão de crédito é o meio de
pagamento preferido para a data
A maioria dos usuários (53%) irá pagar as compras
de Dia das Mães com cartão de crédito e 17% deve utilizar alguma linha de
crédito. Já o cartão de débito e o Pix serão os meios de pagamento utilizados
por 13% e 12%, respectivamente. “Dos entrevistados que optaram por parcelar,
66% preferem pagar os presentes de Dia das Mães em até 3 vezes, o que mostra
que os brasileiros estão optando por parcelamentos a curto prazo”.
Como o cartão de crédito deve ser o meio de
pagamento mais utilizado nas compras de Dia das Mães, o Mercado Pago também
está apoiando os vendedores e lançou uma campanha que oferece até 90% de
desconto nas maquininhas Point.
A Point Mini NFC, que tem tecnologia para receber
pagamentos por aproximação e conexão Bluetooth por celular, é leve e fácil de
transportar, está saindo por R$11,50. A Point Mini Chip, que acrescenta conexão
com internet e não necessita do suporte de um celular, está com o valor de R$
82,80. Já os modelos mais robustos, como a Point Pro 2 e a Point Smart, estão
R$ 188,80 e R$478,80, respectivamente. A promoção vai até o dia 31 de maio.
Veja quanto os brasileiros
pretendem gastar com presentes para o Dia das Mães:
Acima de
R$ 300 |
24% |
Entre R$
200 e R$ 300 |
15% |
Entre R$
100 e R$ 200 |
29% |
Entre R$
50 e R$ 100 |
23% |
Até R$ 50 |
9% |
Veja lista dos itens mais
populares para o Dia das Mães
Moda |
30% |
Casa &
decoração |
20% |
Itens de
tecnologia |
19% |
Cosméticos |
15% |
Vale
presente |
3% |
Alimentos
e bebidas |
3% |
Acessórios
para autos |
3% |
Livros |
1% |
Outros |
6% |
Como deve ser o parcelamento
dos presentes nesse Dia das Mães:
Entre 1 e
3 vezes |
66% |
Entre 4 e
7 vezes |
21% |
Entre 8 e
10 vezes |
8% |
Entre 11 e
12 vezes |
4% |
Outros |
1% |
Nenhum comentário:
Postar um comentário