Especialista em alta performance e inteligência emocional, Paulo Vieira, explica como desenvolver as soft skills mais desejadas do mercado de trabalho
A pesquisa “Perspectivas do mercado de
trabalho para graduados”, realizada pela ZipRecruiter, apontou
quais as soft skills mais procuradas pelos empregadores. Além delas, o levantamento
destacou que, para 93% das companhias, as habilidades sociais são tão
importantes quanto a formação técnica (hard skills). Questões como inteligência
emocional, empatia e resiliência, são destaques entre as habilidades mais
procuradas pelas empresas.
O estudo detectou um intervalo entre as
aptidões exigidas pelo mercado e as habilidades daqueles que buscam uma
oportunidade de emprego, o que tem sido um problema, e continuará sendo, além
de um ponto de atenção para os próximos anos. O que os empregadores procuram é
um conjunto de conhecimentos e capacidades que vão além da técnica, envolvendo,
também, o lado comportamental, essenciais para o sucesso profissional.
Ainda segundo o relatório, a falta de soft
skills continuam em alta, pois as habilidades demandadas por empregadores estão
mudando e vão continuar essa mudança nos próximos cinco anos. As principais
habilidades, que os empregadores veem com destaque até 2025, incluem grupos com
pensamento crítico e análise, bem como resolução de problemas e habilidades de
autogerenciamento, como aprendizado ativo, resiliência, tolerância ao estresse
e flexibilidade.
Em média, as empresas estimam que cerca de
40% dos trabalhadores precisarão de requalificação e 94% dos líderes
empresariais relatam que esperam que os funcionários adquiram novas habilidades
no trabalho, um aumento acentuado de 65%, se comparado a 2018.
A partir das conclusões do relatório, Paulo
Vieira, Master Coach e presidente da Febracis, PhD em Business
Administration e, autor que mais vendeu livros no Brasil nos últimos quatro
anos, aponta as cinco habilidades fundamentais para quem quer conquistar uma
vaga no mercado de trabalho e se estabelecer como um “profissional do
futuro”.
Autorresponsabilidade: está
associada à nossa capacidade de nos responsabilizarmos por tudo aquilo que
acontece em nossas vidas. Aquilo que é positivo ou negativo, e também o que nos
influencia direta ou indiretamente.
Inteligência
Emocional: É sustentada por dois pilares essenciais: as competências
emocionais pessoais e as competências emocionais sociais. Elas representam as
habilidades necessárias para viver de forma positiva, em equilíbrio consigo e
com o mundo e dominá-las é essencial.
Empatia:
perceba as emoções alheias, compreenda seus pontos de vista e se interesse
ativamente por suas preocupações. Em uma discussão, não significa
necessariamente renunciar a suas convicções, mas buscar entender os argumentos
do outro e ceder quando necessário.
Resiliência: Para
conquistar seus objetivos, é preciso saber que depois da tempestade, sempre vem
a bonança. Profissionais resilientes são proativos, determinados e
sabem lidar com momentos de pressão e estresse. A habilidade de resiliência é
complementar à capacidade de autogerenciamento e à orientação para soluções. Um
combo desses atributos é, certamente, um indicativo de êxito no mundo
corporativo.
Pensamento
crítico: Capacidade analítica, facilidade para interpretar dados, curiosidade
e perfil questionador são competências valorizadas no ambiente corporativo.
Afinal, quem demonstra interesse em analisar e questionar processos, apresenta
mais chances de contribuir para a dinâmica da empresa e, assim, alcançar
melhores resultados.
Autoconhecimento: Trata-se da maneira com a qual uma pessoa enxerga a si mesma. Não é, portanto, a forma como as pessoas entendem e percebem você, em diferentes meios e situações. Quanto melhor for o seu autoconhecimento, mais você vai identificar as questões que te motivam e, também, aquelas que pouco estimulam a sua resposta e busca por objetivos e conquistas.
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