Entre as
possibilidades de acesso das pequenas empresas ao exterior, estão a
comercialização de produtos e serviços por meio de uma representação, uma
filial ou uma parceria comercial
Levantamento feito pelo Sebrae aponta que, em 2021,
cerca de 11 mil pequenos negócios exportaram seus produtos ou serviços, dentro
do universo de 30 mil empresas brasileiras. Os dados são do Sistema Integrado
de Comércio Exterior (Siscomex), reunidos no Comex Stat com cruzamento de
informações da Receita Federal. Apesar da representatividade - em torno de 40%
- as micro e pequenas empresas ainda enfrentam desafios para se tornarem competitivas
no mercado internacional. O valor exportado pelos pequenos negócios não chega a
1% do total, que somou R$ 27,2 bilhões no mês de outubro, segundo números do
Ministério da Economia.
De acordo com o analista de Competitividade do
Sebrae Nacional Gustavo Reis, a cada ano, em média, 1 mil micro e pequenas
empresas brasileiras expandem seus negócios para fora do país. Em 2021, o
número de pequenos negócios com esse perfil aumentou 8% em relação ao ano
anterior, quando 10.349 empresas venderam para fora do Brasil. Reis destaca que
atuar no mercado internacional não é algo pontual: “A exportação deve fazer
parte do processo de planejamento estratégico do negócio, desde o recebimento
do pedido, à distribuição, até o pós-venda. Tem que fazer parte do DNA da
empresa e das rotinas empresariais”, recomenda.
O Sebrae realiza parcerias estratégicas com a
APEX-Brasil e entidades afins, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI),
Confederação Nacional da Agricultura (CNA), além do governo federal por meio do
Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Economia. “Seguimos com
ações integradas com parceiros para promover a entrada dos pequenos negócios
nos mercados internacionais de forma mais competitiva. Para isso, atuamos na
preparação dos empreendedores com as temáticas e conhecimentos necessárias”,
ressalta Reis.
Ao empreendedor que pretende seguir o caminho da
internacionalização, o analista de Competitividade do Sebrae indica avaliar o
segmento do mercado que é mais adequado para inserir o seu negócio, seja por
meio de um distribuidor, de oportunidades do varejo ou até meio de buscar um
parceiro comercial.
Confira os principais passos
para internacionalizar os negócios:
1. Insira o mercado
internacional no planejamento estratégico da empresa
As exportações devem fazer parte do modelo do
negócio, para vender produtos ou serviços. É muito importante que o
empreendedor consiga traduzir essa estratégia de internacionalização para todos
os colaboradores da empresa, sócios e demais integrantes do negócio para que
isso faça parte da cultura empresarial.
2. Avalie a capacidade de
exportar do seu negócio
É preciso avaliar se é possível conduzir um pedaço
da produção, seja de bens ou serviços, para o mercado internacional.
3. Escolha seus bens e
serviços mais competitivos
Antes de expandir os negócios para fora do país,
identifique quais são os produtos ou serviços que realmente têm condições de
enfrentar o mercado internacional.
4. Selecione o mercado onde o
seu negócio tem condições de ser mais competitivo
Avalie as características do mercado internacional
em que deseja atuar e identifique os pontos que podem ser mais favoráveis para
o seu negócio. Pode ser que a proximidade linguística, onde se fala a língua
portuguesa, facilite a inserção do seu negócio de forma mais competitiva.
Procure conhecer o mercado de países vizinhos ou daqueles que já possuem
acordos comerciais com o Brasil.
5. Identifique qual é a melhor
maneira de entrar no mercado de interesse
Avalie as possibilidades de entrar no mercado externo seja por meio de
uma representação, uma filial, uma parceria comercial. Verifique qual é a
melhor forma de se assegurar no mercado.
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