Área estratégica
para atração de talentos e reforço da cultura organizacional precisa contar com
ferramentas mais ágeis, inovadoras e personalizadasAdotar softwares modernos se tornou essencial para RH entregar
resultados mais precisos
Créditos: Unsplash
Por muito tempo, o RH foi visto como uma área
burocrática, voltada basicamente para cuidar da contratação e demissão de
funcionários. Isso acabou. Ao longo dos últimos anos, o setor passou a ser
considerado um braço estratégico para a atração de talentos, a melhora na
produtividade e o reforço da cultura organizacional. Nesse cenário, adotar
softwares modernos se tornou essencial para entregar resultados mais precisos,
com relatórios e informações em tempo real.
A aceleradora de startups Distrito estima que existam,
pelo menos, 356 empresas de tecnologia voltadas para a área de recursos humanos
no Brasil e que, só nos primeiros nove meses de 2021, elas receberam US$ 1,35
bilhão em aportes. De acordo com os dados da Distrito, uma em cada quatro
dessas empresas está envolvida com processos seletivos e bancos de
talentos.
“Esse investimento em tecnologia ajuda a derrubar
de vez a burocracia da área de RH e garante mais agilidade e confiabilidade no
trato das informações. O grande benefício é que o profissional da área agora
pode estar voltado para atividades mais estratégicas, como o desenvolvimento de
pessoas”, explica o CEO da TOTVS Curitiba, Márcio Viana.
Nessa perspectiva, a era digital traz outra visão
para o RH. O foco agora é a implementação de ferramentas que priorizam inovação
e aplicativos mais acessíveis. Confira a seguir os principais motivos para
investir em tecnologia e levar mais agilidade ao departamento de recursos
humanos da sua empresa.
1 Recrutamento acertado
O uso de ferramentas e soluções tecnológicas no RH
colabora para a tomada de decisões mais assertivas e atuação mais estratégica.
Quando o assunto são os processos seletivos de sucesso, a resposta está no bom
recrutamento. Isso inclui a estruturação e divulgação do cargo, captação de
talentos e escolha dos instrumentos e métodos de seleção adequados.
Para que importantes etapas, como a de testes
comportamentais e psicológicos, tenham resultados positivos, a tecnologia se
torna uma importante aliada. A aplicação de dados e a inteligência artificial
no processo seletivo reduzem o turnover e possíveis prejuízos com a
contratação de talentos que não têm as habilidades necessárias para a posição
ou fit
cultural com a empresa.
2 Automatização de rotinas
Inovação e produtividade são palavras de ordem para
quem trabalha com RH. Por isso, a automação de processos nessa área significa a
diminuição do trabalho manual. Em geral, são as tarefas mais repetitivas, como
triagem de currículos, distribuição de holerites, controle de férias, gestão de
ponto e o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas para o
governo.
O fluxo de trabalho melhora, a equipe entra em
sintonia com outros setores e tais benefícios refletem na qualidade do
atendimento. “Isso permite que a empresa abra as portas para a cultura da
inovação, redução de custos, elevação da produtividade e os seus consequentes
efeitos positivos”, analisa Márcio.
3 Coordenação de equipes
Lidar com pessoas é lidar com desejos e
frustrações. Um exemplo de algo que costuma gerar ambos os sentimentos é o
pacote de benefícios. Há os funcionários que abririam mão do vale-transporte em
troca de um plano de saúde mais robusto. Outros prefeririam levar comida de
casa e usar os recursos do vale-refeição em um curso de inglês. Equilibrar
todas essas vontades se torna mais simples com a ferramenta certa.
A partir da aplicação da tecnologia, tarefas podem
ser realizadas sem deixar as equipes de RH com cabelos brancos. Um exemplo são
as escalas dos funcionários, que precisam ser devidamente acompanhadas para
garantir que os tempos de trabalho e de folga estejam de acordo com a
legislação. Com uma ferramenta tecnológica, uma folha de papel toda rabiscada
com as escalas dá lugar a um sistema organizado.
4 Desenvolvimento profissional
Com a otimização das tarefas, a área de RH tem mais
tempo para se dedicar às estratégias de gestão de pessoas. Isso inclui o
desenvolvimento profissional dos colaboradores, com programas de acompanhamento
individual e em grupo. Por meio da análise de dados e com o auxílio de
softwares de gestão, a empresa pode colaborar para o desenvolvimento das hard e
soft
skills do seu capital humano.
Não existe uma empresa sem pessoas. Quando a
própria empresa se preocupa com o crescimento do colaborador, ele irá se sentir
valorizado e, assim, aumentar sua motivação e engajamento no ambiente de
trabalho. Oferecer essas oportunidades reflete em um time mais competente,
equilibrado, produtivo e eficiente.
5 Retenção de talentos
A tecnologia não existe apenas para
"quebrar" o lado burocrático do RH. Ela também pode ajudar nas
funções mais sutis, como aprimorar a cultura da empresa e o engajamento dos
funcionários.
Realizar uma análise de qualidade da equipe e
entender os processos individuais e coletivos que ocorrem sob a gestão da
empresa por meio de um sistema inteligente e tecnológico, se faz necessário
para que todos desempenhem funções nas quais podem dar o seu melhor enquanto
profissionais. “O RH digital veio para ficar e facilitar a vida dos que atuam
com a otimização de processos”, conclui.
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