Danilo Mendes,
empresário e especialista em gestão de empresas, revela formas de fidelizar
consumidores e garantir a estabilidade de um empreendimento
Dar início a um empreendimento é um desafio
gigantesco que, em muitos casos, consegue ser superado por aqueles que sonham
em ter seu próprio negócio. Mas após essa etapa, e o projeto já consolidado, é
necessário mostrar algum diferencial para conquistar, reter e fidelizar os
clientes, fazendo com que eles não procurem a concorrência na primeira oportunidade.
Para Danilo
Mendes, empresário e especialista em gestão de empresas, os novos hábitos
da população aliados à tecnologia disponível nos dias de hoje, torna a
fidelização de clientes ainda mais importante. “Atrair novos clientes é
fundamental, mas, atualmente, fidelizar se torna ainda mais relevante e
estratégico. Captar novos consumidores é algo caro e existe uma concorrência
gigantesca em todos os lugares. Uma vez que o cliente chega ao seu estabelecimento,
seu papel é encantá-lo, entregar um alto valor agregado e superar as
expectativas para gerar uma fidelização. O investimento para levá-lo até ali já
aconteceu, agora é hora de fazer o seu melhor para que ele fique, gaste mais e
com frequência”, relata.
Muitos gestores não sabem como manter os clientes
de seu negócio através de inovações na operação. Mas para Danilo, realizar o
básico de forma bem feita já pode ser a razão por trás do destaque de uma
empresa. “Um bom produto, marketing, posicionamento digital, divulgação física,
pesquisas de satisfação e programas de fidelização são ações mínimas que todo o
empreendedor deve fazer. Hoje é dia, em um mercado acirrado, tudo isso é
praticamente uma obrigação para qualquer negócio. No entanto, o grande
diferencial é a maneira de fazer isso. Uma apresentação criativa de um produto
com uma campanha original, atendimento personalizado e humanizado, tudo isso
fará a diferença para a captação e fidelização dos clientes”, pontua.
De acordo com o empreendedor, existem ferramentas
que podem identificar as necessidades dos consumidores, mas é necessário ter
cautela. “Desde soluções simples, como pesquisas de satisfação e questionários
de identificação, até as mais complexas, como estudos de neurociência e
neuromarketing que mapeiam as necessidades das pessoas e, com isso, abrem a
possibilidade de promover ações e criar produtos e serviços que as atendam. No
entanto, vale lembrar que se Karl Benz, antes de inventar e patentear o
primeiro carro, fizesse pesquisas para identificar o que as pessoas da época
precisavam, muito provavelmente ele se depararia com resultados como ‘cavalos
mais rápidos’ e ‘carroças melhores’, deixando de criar uma das coisas mais
inovadoras e transformadoras da humanidade, o automóvel. O ponto é: nem sempre
o seu cliente sabe o que precisa e, muitas vezes, é possível ir além das
necessidades que ele demonstra ter”, relata.
Para o especialista, quando um empreendimento não
está trazendo o retorno esperado é importante contar com a ajuda de alguém que
queira apostar nesse negócio. “Quando falamos de investimento, não significa,
necessariamente, aporte financeiro. Muitas vezes o empreendedor está em busca
do famoso ‘Smart Money’, que são conexões, parcerias, contatos e knowhow,
que podem auxiliar e antecipar o crescimento de um negócio de uma forma
estruturada. São recursos que o investidor pode usar para melhorar o cenário
que o estabelecimento se encontra, mas sempre lembrando que qualquer
investimento tem riscos relacionados e o sucesso nunca é garantido”, relata.
Empresários precisam estar atentos aos sinais do mercado para investir no momento certo e não desperdiçar capital em situações de desvantagem. “Por exemplo, em 2020 e 2021 estávamos com uma baixa taxa na Selic, que é a taxa de juros básica do mercado financeiro brasileiro. Com isso, muitos investidores procuraram novas possibilidades de alocação do seu dinheiro e com a grande expansão do mercado digital, principalmente por consequência da pandemia, muitas fintech e edtechs se tornaram atrativas, pois apontavam grandes potenciais de crescimento no cenário daquele momento. Agora, com o mercado mais estável e com a Selic alta, é possível conseguir bons retornos, sem precisar tomar grandes riscos, o que significa que muito dinheiro vai sair de investimentos em empresas para voltar ao mercado financeiro. Nenhum investidor de sucesso negligencia os sinais, tampouco deixa de avaliar o cenário macro para decidir onde investir. Grandes empresários possuem a capacidade de ler e interpretar indícios, aumentando suas chances de sucesso”, finaliza Mendes.
Danilo Mendes - Empreendedor, empresário e engenheiro de produção, pós-graduado
especialista em administração industrial, gestão de empresas e gestão
empreendedora. Com carreira na área industrial, nos campos de qualidade e
produtividade, agora se dedica ao empreendedorismo, sendo apaixonado em
potencializar e transformar pessoas e empresas. Participou da sexta temporada
do reality de empreendedorismo Shark Tank Brasil como sócio e cofundador da
Martello Educação Financeira.
@aqueledann
Nenhum comentário:
Postar um comentário