É surpreendente como o marketing mudou nos últimos 15 anos, acentuadamente nos dois últimos anos. Quando penso sobre a forma tradicional de fazer publicidade há pouco tempo atrás, com as impressões em jornais, revistas, outdoors e outros meios, bem como os filmes caríssimos produzidos para TVs, e as propagandas de rádios, ainda me assusto com a velocidade das mudanças.
Naquela época, usávamos vastas pesquisas para
identificar o público-alvo, enquanto que, hoje, graças aos mecanismos de busca,
às mídias sociais e à disposição do público em fornecer informações pessoais
detalhadas, os anúncios podem ser hiper direcionados para seus clientes em
potencial com muito mais sucesso do que anteriormente.
No Brasil, as campanhas de marketing sempre
sofreram por causa do alto custo do lead qualificado. Ao contrário de
outras formas, a publicidade paga por desempenho ou performance, muito comum no
exterior, paga apenas pela ação ou o resultado que for realizado pelo público
explorado. O foco principal é o retorno sobre investimento (ROI) da campanha.
No chamado marketing de desempenho, anunciantes e
profissionais de marketing pagam apenas por ações bem-sucedidas como, por
exemplo, se inscrever em uma lista de mailing, reservar um serviço, baixar um
conteúdo ou fazer uma compra ou uma assinatura. Nestes casos, em vez de
investir o budget para anunciar um produto ou serviço pela mídia tradicional e
não saber se esses anúncios geram vendas, será possível acompanhar cada clique.
De acordo com a Performance Marketing Association,
associação americana em defesa do marketing de desempenho, a estratégia amplia
o alcance de sua publicidade, diversifica seu fluxo de receita e agrega
inovação e criatividade ao marketing - benefícios valiosos em tempos econômicos
difíceis – especialmente se as vendas começarem a ficar para trás em alguns
canais.
Lembre-se, quanto mais tráfego e vendas eles
direcionam para o seu negócio, mais comissões eles ganham. Portanto, eles estão
dispostos a experimentar novos métodos que sua empresa pode não ter tempo ou
recursos para alavancar. Os afiliados são rápidos em aproveitar as novas
tendências, como o uso de campanhas de mídia social. Eles também costumam ser
mais ágeis e podem lançar uma nova campanha em apenas uma questão ou um dia ou
dois, enquanto sua empresa pode levar semanas para coordenar o esforço.
Eu li recentemente que o icônico comerciante
americano, um dos pioneiros de marketing, John Wanamaker, dizia que metade do
dinheiro que ele gastava em publicidade era desperdiçado. O problema é que ele
não sabia qual metade. Esse não é o caso do marketing de desempenho. A
rastreabilidade do marketing de desempenho não se baseia em estimativas. É
baseada em resultados reais – o que significa que a eficácia de um programa de
marketing é determinada com precisão, até o clique do mouse.
Desta forma, as estratégias de marketing de
desempenho permitiriam otimizar a jornada do usuário a cada passo do caminho.
Não há motivos para a mecânica se frustrar em ser uma ótima estratégia para
marcas, que ficarão satisfeitas em pagar apenas pelos resultados, bem como para
as agências ou empresas de comunicação que terão planejamentos e esforços de
campanhas muito mais estratégicos e assertivos, visando o alvo perfeito.
Se você está procurando uma agência para lidar com
a geração de leads de forma estratégica e assertiva, considere contratar uma
empresa que ofereça pagamento por desempenho.
Erica Gomes - Partner da
LC4 Comunicação, Marketing e Estratégia – empresa que compõe o ecossistema de
negócios Startwp. Pós-graduada no MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela
Fundação Getulio Vargas, bacharel em Jornalismo pela ESAMC-SP e técnica em TI
pelo CEMEP-SP.
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