Levantamento realizado para o Dia das Mães revela liderança feminina no ambiente digital, no uso de Smartphone e Streaming, junto a mídia/anunciantes, influenciadores, diferentes frentes de consumo, dentre outros segmentos
A Nielsen (NYSE: NLSN), líder global em insights de
audiência, dados e análises, apresenta este mês
a pesquisa “ELAS:
comportamentos e barreiras”. Desenvolvido em
parceria com Opinion
Box, empresa especializada em pesquisas de
mercado online, o levantamento tem como objetivo estimular a inclusão
por meio de técnicas de pesquisa da companhia, além de entender o perfil das
brasileiras em diferentes frentes, trazendo uma reflexão sobre comportamentos e
particularidades.
“Muito além de entender os comportamentos de consumo para o setor de mídia e
marketing, nosso principal mercado, a Nielsen tem a inclusão como um de seus
principais valores. Nos posicionamos usando a nossa técnica de pesquisa para
que possamos ter ambientes e mercados mais eficientes, mas que também inclua
todas as pessoas. Nos mais de 50 países que a Nielsen está presente, esta é uma
questão muito relevante”, contextualiza Sabrina Balhes, Líder de Measurement de
Nielsen Brasil.
Realizado entre os dias 24 de fevereiro e 2 de março de 2022 com uso de questionário online para 1000 pessoas de todas as regiões do país, dentre os entrevistados, 69% eram mulheres, 24% homens e 7% optaram por não citar seu gênero. Vestuário, alimentação, eletrônicos, maquiagem, bebidas, decoração, pets, automotivos, medicamentos, artigos esportivos, entre outros estão entre os setores analisados. A pesquisa fornece insights sobre os hábitos de tendências e comportamento dos brasileiros, em especial as mulheres, o que permite orientar as estratégias das empresas para chamar a atenção das consumidoras.
“Nossa intenção com essa pesquisa é explorar o universo das mulheres sob diversas óticas, passando por hábitos cotidianos, consumo de mídia, conteúdo e produtos, compras e outros aspectos. Com esses dados, além de levantar pontos importantes sobre esse público, conseguimos gerar insights relevantes para marcas que querem entender melhor o universo das mulheres e saber, de fato, o que elas anseiam em várias esferas da vida”, conta Dani Schermann, Head de Marketing do Opinion Box.
Confira abaixo alguns destaques da pesquisa e como o mercado feminino tem se
destacado em cada segmento:
Domínio feminino no ambiente
virtual
O número de brasileiros que usam a internet
continua em crescimento, e com isso a presença feminina também. De acordo com o
levantamento Nielsen, o público feminino tem maior presença mais assídua no
ambiente virtual em relação ao público masculino. Quando questionadas sobre a
frequência que usam a internet, 90% das entrevistadas disseram se conectar
diariamente. Entre os homens o percentual de acesso diário é de 83%. Além
disso, ao serem perguntadas sobre suas atividades online nas últimas semanas,
80% delas afirmaram que a principal atividade é o acesso às redes sociais,
enquanto apenas 65% dos homens utilizam as redes sociais.
Mulheres lideram o uso de Smartphone
Smartphone é o principal dispositivo para os
respondentes. Além dos brasileiros serem os maiores consumidores de celular, as
mulheres dominam o uso dele no Brasil. Quando questionados em que tipo de
dispositivo(s) acessam a internet regularmente, de todos entrevistados 90%
responderam que utilizam o telefone móvel, seguido de 4% de notebook, 3% de
desktop e 2% de tablet.
Influencers/famosos e Vlogs
conquistam maior atenção das brasileiras
Fenômeno nas redes sociais, os
influenciadores/famosos e Vlogs conquistam maior parte da atenção das pessoas
que acessam a internet. De acordo com o levantamento Nielsen, o público que
acompanha influenciadores é em sua predominância feminino (45%) e está entre 24
a 45 anos, enquanto os homens ficam com 24%. Quando questionadas se já
compraram algum produto ou serviço divulgado por um influenciador, 42% das
mulheres afirmaram positivamente. Deste total, 78% delas afirmam que valeu a
pena seguir a dica
Streaming e entretenimento
como favoritos das consumidoras
Em amplo crescimento, os serviços de streaming têm
conquistado o público brasileiro. A pesquisa também revela que conteúdos “On
demand”, principalmente de vídeos como Youtube, Netflix e Amazon Prime são os
preferidos de 70% do público, sendo mais popular entre jovens de 24-35 anos. Em
seguida, aparecem aplicativos para armazenamento de fotos e sites de vagas de
emprego, ambos com 64% da preferência. Elas também assistem a mais vídeos,
filmes e programas de TV que o público masculino (67% das mulheres revelaram
realizar essas atividades nas últimas semanas contra 59% dos homens).
Potencial feminino na
conversão e engajamento junto a mídia e anunciantes
Com maior potencial de engajamento junto aos
anunciantes, as consumidoras são mais impactadas com campanhas e anúncios
relacionados a vestuário e alimentos. Para 48% das entrevistadas publicidade
voltadas a roupas e calçados, são mais lembradas, contra 27% dos consumidores
do sexo masculino. Quando o assunto é alimento, 45% das mulheres afirmam se
lembrar de serem impactadas com anúncios do gênero, enquanto entre os homens o
percentual fica em 32%.
Além de poder na decisão de compra, o público
feminino está mais propenso a adquirir o item visto em campanha publicitária.
Em setores como vestuário, 31% das mulheres declaram ter efetuado uma compra de
vestuário após virem uma propaganda. O ramo da alimentação fica em segundo
lugar, com 30%. Os principais produtos de interesse das mulheres pesquisadas
são itens de beleza e alimentos.
Mulheres despontam em quase todos
os setores analisados.
Levando em consideração o alto consumo de
informações e produtos online, quando questionado sobre quais tipos de conteúdo
consomem online, o público feminino afirmou que costuma consumir principalmente
música, notícias, séries e conteúdo relacionado a saúde e beleza. Abaixo o
comparativo e os principais destaques:
- Música - Público feminino: 57% / Público masculino 44%,
- Notícias - Público feminino: 56% / Público masculino 58%,
- Filmes - Público feminino: 53% / Público masculino 55%,
- Séries - Público feminino: 50% / Público masculino 42%,
- Beleza - Público feminino: 45% / Público masculino 16%,
- Culinária - Público feminino: 42% / Público masculino 19%
- Entretenimento - Público feminino: 34% / Público masculino 31%
- Educação - Público feminino: 33% / Público masculino 25%
- Viagens e Turismo - Público feminino: 32% / Público masculino 22%
- Documentários - Público feminino: 25% / Público masculino 29%
- Exercícios em casa - Público feminino: 21% / Público masculino 13%
- Influencers - Público feminino: 21% / Público masculino 11%
- Conteúdo infantil - Público feminino: 18% / Público masculino 8%
- Animais/pets - Público feminino: 15% / Público masculino 10%
- Games - Público feminino: 14% / Público masculino 24%
- Vlogs - Público feminino: 12% / Público masculino 10%
- Esportes - Público feminino: 11% / Público masculino 29%
- Anúncios - Público feminino: 11% / Público masculino 11%
Compromisso da Nielsen com o
setor
Conectar os clientes às audiências, alimentando a indústria de mídia com soluções inteligentes que auxiliem na compreensão do que as pessoas precisam, assistem e ouvem. Com essa proposta, a Nielsen, líder global em medição, dados e análises de audiência, desenvolve estudos para orientar o setor. A empresa tem a missão de fornecer uma visão mais completa do comportamento do consumidor em todos os setores.
“Vale ressaltar que o estudo tem também como objetivo ajudar a entender o
perfil do brasileiro como um todo, além de suas particularidades. Tivemos como
propósito apresentá-la em maio, mês das mães, para trazer uma reflexão sobre os
pontos levantados no estudo, principalmente no que tange a comportamento e
barreiras enfrentados pelas mulheres”, enfatiza Balhes.
Para acessar a pesquisa, clique
aqui.
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