Pesquisar no Blog

segunda-feira, 23 de maio de 2022

MAIO VERDE

 26/5 - DIA NACIONAL DE COMBATE AO GLAUCOMA 

Campanha nacional alerta para o diagnóstico precoce do glaucoma

Principal causa de perda de visão irreversível, o glaucoma é uma doença de progressão lenta e assintomática; check-up oftalmológico anual é a medida preventiva mais eficaz para detectar a condição em estágio inicial 

 

A Campanha Maio Verde acende um sinal de alerta para uma doença ocular crônica: o glaucoma, principal causa de cegueira irreversível no mundo. No Brasil, de acordo com estimativas do Ministério da Saúde, são mais de 1 milhão de pessoas com glaucoma. Em 90% dos casos, ela é assintomática nas fases iniciais e sem uma causa aparente, por isso, o diagnóstico é tardio. O check-up oftalmológico é a medida mais eficaz para detectar a doença em estágio inicial.  

O glaucoma tem como principal fator de risco a pressão intraocular elevada. Essa alteração lesiona o nervo óptico levando à perda da visão que inicialmente é periférica, ou seja, as laterais do campo visual, o que torna mais difícil a sua percepção pelo paciente. “É como se o paciente estivesse olhando por meio de um tubo, onde só enxerga o que está à sua frente”, explica Dr. Luiz Alberto Melo, médico-oftalmologista especialista em glaucoma do H.Olhos, hospital referência no tratamento oftalmológico da Rede Vision One.  

De maneira geral, a doença se manifesta nos dois olhos, mas pode evoluir de forma diferente. É um processo lento que avança, gradativamente, durante anos, até o aparecimento dos sintomas em uma fase tardia. É por isso que o diagnóstico precoce é fundamental. São nessas consultas de rotina, que devem acontecer desde a primeira infância, que é possível analisar a história familiar, realizar exames de fundo de olho e medir a pressão ocular. Se identificada alguma alteração, o tratamento, que é feito com colírios específicos ou cirurgias, deve iniciar imediatamente. “O glaucoma é uma doença crônica, requer cuidado e atenção. O acompanhamento médico regular é o primeiro passo para evitar a perda da visão”, diz Dr. Melo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados