Pesquisar no Blog

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Cuidados estéticos são limitados durante tratamento contra o câncer, orienta oncologista

 O médico Ramon de Mello explica que alguns procedimentos devem ser evitados

 

A autoestima ajuda a superar desafios durante o nosso dia a dia e se torna ainda mais importante para os pacientes em tratamento contra o câncer. Porém, alguns procedimentos estéticos devem ser evitados e outros podem ser recomendados pelo especialista. “A quimioterapia, por exemplo, reduz a imunidade do paciente, deixando-o com maior predisposição a infeções e, por consequência, amplia as possibilidades de sangramento espontâneos. Por isso, alguns procedimentos estéticos devem ser evitados nesse período”, orienta o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica do doutorado em medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove), do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e PhD em oncologia pela Universidade do Porto, Portugal.  

Durante o tratamento quimioterápico, a pele fica ressecada e pode inclusive apresentar lesões, que resultam em reações alérgicas. “O paciente poderá usar produtos que reduzam esses impactos, mas é importante ter a recomendação médica para a indicação de soluções adequadas”, afirma o oncologista.  

Por outro lado, a aplicação de botox e a micropigmentação não são recomendados durante o tratamento. “De um modo geral, o paciente deve evitar todos os tipos de procedimentos mais invasivos, inclusive fazer a barba e depilação devem ter orientação médica”, esclarece Ramon de Mello. Segundo ele, o importante é aguardar de 3 a 6 semanas após a conclusão do tratamento e fazer uma reavaliação com o especialista para retomar procedimentos estéticos: “Inclusive com a pintura do cabelo. As tintas dispõem de substâncias que podem causar irritação durante esse período”.  

 


Dr. Ramon de Mello - oncologista do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e do Centro de Diagnóstico da Unimed, em Bauru, SP.

https://ramondemello.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados