Mesmo diante de um mercado lotado de plataformas e
ofertas completamente distintas, a interatividade entre a marca e seus clientes
ainda peca dentre muitas empresas – lacuna que, nos próximos anos, poderá ser
completamente preenchida com a nova aposta do Google: o RCS (Rich
Communication Service), um canal de transmissão diferente de tudo
que estávamos acostumados.
Desde suas primeiras aplicações, esta tecnologia
trouxe uma verdadeira revolução para a comunicação digital no mundo
corporativo. Nela, as marcas podem personalizar e atestar a autenticidade de
suas comunicações através do logotipo e selo de verificação homologados pela
plataforma de busca – favorecidas pelo combo de funcionalidades que estimulam o
engajamento e interatividade entre as partes.
Sua interface permite o envio de imagens, vídeos,
documentos, e um carrossel completo de arquivos sem que os usuários precisem
migrar para outra página durante o atendimento. A experiência no relacionamento
entre a companhia e seu público-alvo é inegavelmente melhor e prazerosa,
atraindo cada vez mais olhares do mercado perante suas bases de
desenvolvimento.
Benefícios do RCS para a comunicação B2C
A proteção às informações dos consumidores se
tornou um dos assuntos primordiais de toda gestão organizacional, diante de
constantes dados chocantes ao redor do mundo. Em uma pesquisa conduzida pela
Surfshark, o Brasil se tornou o sexto país com maior vazamento de informações
em 2021 – com 24,2 milhões de perfis de brasileiros expostos ao longo do ano.
Evitando mais exposições, a comunicação
estabelecida pelo RCS apenas é aprovada diante da chancela pelo Google. As
empresas interessadas devem cumprir com uma série de obrigações, tais como
traçar sua política e real aplicabilidade de segurança aos consumidores,
elaborar um termo de consentimento de uso, privacidade, e descrição completa da
marca.
Todas essas ações são obrigatórias para que as
atividades feitas pelas companhias possam ser rastreadas e controladas para
fins protetivos, evitando fraudes e reduzindo as tentativas de hackers pela
maior dificuldade no êxito dos crimes cibernéticos.
Com essa maior segurança de uso, os clientes se
sentem mais confortáveis em interagir e engajar com a marca – afinal, toda
mensagem enviada conterá um selo de autenticidade ao lado da identificação da
empresa.
O meio se torna muito mais prático e cômodo para se
comunicar, viabilizando que a relação seja iniciada e finalizada no mesmo
canal, sem que tenham que migrar para um terceiro. Tudo isso, contribuindo para
uma maior conversão dos consumidores e sua satisfação ao longo da jornada de
compra.
Como implementar o RCS nas empresas?
Pode parecer uma constatação ousada, mas o RCS
possui imensa força para liderar o futuro da comunicação B2C. A praticidade e
agilidade são exigências cada vez mais presentes nos consumidores, emergindo a
aplicação de estratégias internas que tragam meios amigáveis e rápidos no
relacionamento entre as partes.
Na busca por implementar esta tecnologia no
negócio, o entendimento do cliente deve ser a base estratégica de toda empresa.
É essencial descobrir a idade média de seu público-alvo e seu perfil para, a
partir disso, direcionar a comunicação com base nessas características.
Usuários mais jovens, como exemplo, certamente
terão mais facilidade em utilizar esta tecnologia – fato que permite o
desenvolvimento de uma árvore de interação mais robusta e sofisticada. Para
públicos mais seniores, essa abrangência de recursos pode não ser tão eficaz,
exigindo uma adaptação mais simplista para que consigam se comunicar.
Colete o máximo de informações possíveis antes de
implementar qualquer estratégia – e, acima de tudo, aproveite as novidades do
mercado a seu favor. A chegada do 5G, como exemplo, favorecerá imensamente o
desempenho do RCS, garantindo uma maior fluidez e qualidade no atendimento pela
maior velocidade da rede e evitando assim, lentidões que atrapalhem a
interação.
Muitos consumidores abandonam sua jornada de
atendimento por problemas de delay e falta de conexão, um problema que
será reduzido consideravelmente com esta quinta rede de velocidade.
Em conjunto, todos esses fatores contribuirão, cada vez mais, para uma maior atratividade do RCS para o mercado, se tornando uma ferramenta de comunicação essencial para o destaque do negócio.
Igor Castro -Diretor de Produtos e
Tecnologia na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz,
SMS, e-mail, chatbots e RCS.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
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