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sábado, 16 de abril de 2022

Pfizer traz amizade entre menino e Jacarandá como alegoria aos cuidados com doenças raras

Animação cocriada pela Ogilvy Brasil chama atenção para as mais de 13 milhões de pessoas acometidas por enfermidades raras no país

Filme narra também depoimentos de pacientes e como lidam diariamente com a rotina; ação contempla ainda apoio da Pfizer a programa Florestas do Futuro, do S.O.S Mata Atlântica


Como forma de sensibilizar a população sobre os cuidados e tratamento de doenças raras no Brasil, a Pfizer acaba de lançar um projeto de conscientização e apoio a causa. Na campanha “Cuidados Raros”, o laboratório encontrou uma maneira sensível e proprietária de abordar o assunto.  

A animação conta a história de amizade entre um menino e uma planta rara: um Jacarandá Mimoso (Jacaranda cuspidifolia). Com a narrativa, a marca faz uma alegoria entre os cuidados, atenção e rede de apoio necessários para duas vidas raras: a de um paciente e de uma espécie da Mata Atlântica. A campanha foi cocriada pela Ogilvy Brasil. 

A animação tem estreia nesta terça-feira (12/04), e traz como cenário uma floresta e um curioso garotinho como protagonista. O personagem se depara com uma pequena muda rara, e, a partir desse momento, uma relação muito próxima é estabelecida. A planta apresenta sinais de abandono e fragilidade, com o solo seco e as folhas murchas. O menino decide, então, pesquisar na internet mais detalhes sobre a planta, e para a sua surpresa, aprende uma série de cuidados.  

O tempo passa, o menino se torna um jovem, assim como a planta também se desenvolve. Dentre os aprendizados dessa relação, conhecimento, paciência, cuidado e acolhimento são algumas das características assimiladas pelo personagem para o cultivo da muda. No fim da animação, o público percebe que não é apenas a história da planta rara que está sendo retratada, mas há uma referência direta a vida de milhares de pessoas.  

A animação está sendo veiculada nas redes sociais da Pfizer, e tem objetivo de alcançar e sensibilizar o maior número possível de pessoas. Não à toa, depoimentos reais de pacientes encerram o filme, tornando a história mais próxima, ajudando no entendimento sobre as condições especiais de quem tem essas enfermidades. 

Entre elas está cardiomiopatia amiloidótica por transtirretina (conhecida como Amiloidose Cardíaca). A doença rara ocorre quando proteínas insolúveis se depositam em órgãos e tecidos, formando uma fibra que não consegue ser removida pelo organismo, causando, assim, danos graves ao órgão.

 

“Sabemos que existe uma forte carência de informações sobre o universo das Doenças Raras, por isso a importância desta campanha”, explica Adriana Ribeiro, diretora Médica da Pfizer Brasil. “A grande maioria dos pacientes leva anos para receber o diagnóstico correto, atrasando o início do tratamento”, completa.

 Alcance e sensibilização

Para tornar mais perenes as conversas e a sensibilização do público, a marca anunciou também apoio ao Programa Florestas do Futuro da SOS Mata Atlântica. O objetivo é o plantio de cinco mil mudas de árvores raras ou em extinção nas florestas brasileiras. O apoio é uma forma de homenagear os raros que merecem cuidados durante todos os dias. Pacientes de doenças raras farão o cultivo simbólico de algumas mudas. 

“Encontramos uma maneira sensível, criativa e didática para conscientizar as pessoas sobre as formas de diagnóstico, tratamento e cuidado de pessoas com doenças raras, evidenciando o quanto esses casos são sensíveis e especiais”, destaca Rafael Figueiredo, diretor de criação da Ogilvy Brasil. 

Atualmente, estima-se que o país tenha mais de 13 milhões de pessoas nessas condições, entre adultos e crianças. Entre algumas dessas doenças estão a Amiloidose, Hemofilia A, Distrofia Muscular de Duchenne e Síndrome de Prader-Willi. O grande desafio para o tratamento das doenças passa pelo seu diagnóstico, uma vez que elas contam, muitas vezes, com sintomas comuns, facilmente confundidos com outras enfermidades. 

  

FICHA TÉCNICA

 Agência: Ogilvy Brasil.

Título: Cuidados Raros

Cliente: Pfizer

Diretor de Criação Executivo: Teco Cipriano e Mathias Almeira

Diretor de Criação: Ricardo Sciammarella

Head of Art: Ricardo Leme Lopes

Redator: Rafael Figueiredo (PDQ), Pedro Alonso

Diretor de arte: John Bogéa, Rodolfo Krupka

Atendimento: Denise Caruso, Priscilla Gonçalves, Matheus Reis

Planejamento: Roberto Vianello, Thalles Maia

PR: Danúbia Paraizo

RTV: Juliana Henriques, Marbo Mendonça

Aprovação Cliente: Elisabete Mathias 

 

Depoimentos:

Direção e gravação: Rubens Prado

Produção: Isabel Farcic

Montagem: Washington Azevedo

Atendimento: Douglas Zanoni

 

Animação:

Diretor: Breno Machado

Storyboard: Thiago Xavier Gomes

Cenarista: Fabiano Oliveira Silva

Concept Art Personagem: Cristiano Silva Gomes

Animação Personagem: Luciano Toloto De Souza

Composição Musical, Sound Design e Mixagem: Ian Ferreira Mendes

Animação de Cenário 2: Alan Alves Da Silva

Animação de Cenário: Heros Sales

Composição Final e Efeitos: Fernando Santana

Animação 2D Fauna: Paolo Diego Souza

Atendimento Produtora: Natália Secunho


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