Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de abril de 2022

Linhas 4-Amarela alerta passageiros e colaboradores sobre a Neuromielite Óptica

 
Exposição compõe as ações da Campanha Março Verde para a conscientização sobre a patologia que afeta o sistema nervoso central

 


A ViaQuatro -- responsável pela manutenção e operação da Linha 4-Amarela de metrô -- em parceria com a Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD), apresenta na Estação São Paulo-Morumbi a exposição Março Verde. A mostra, que já passou por outras estações, vai até o final deste mês. 

Os cartazes, com vinte imagens informativas sobre a neuromielite óptica (NMO), expõem informações sobre a NMO, doença autoimune que atinge o sistema nervoso central -- em maior parte, os nervos ópticos e a medula espinhal. Como essa é uma doença rara e sem cura, a curadoria trouxe informações para esclarecimento e cuidados com os sinais.

Para tanto, a exposição traz a hashtag #NãoMenosprezeOsSinais como lema. Os cartazes anunciam sintomas que podem ser os sinais a se atentar e aqueles que não. Além disso, estão publicados testemunhos de pessoas que convivem com a doença, revelando que “ter o diagnóstico de uma doença neurológica, inflamatória e recorrente, rara, grave e ainda sem cura não é uma sentença de morte", como afirma Daniele Americano, que convive com a NMO há 10 anos. 

“Fizemos a exposição nas estações de metrô para falar sobre a Neuromielite Óptica porque, apesar de poder também afetar a visão, ela possui uma série de outros sinais e sintomas, como perda de sensibilidade, formigamentos, dificuldade de locomoção. Um dos objetivos é dar visibilidade para a vivência com a patologia, que envolve uma série de questões para além dos sintomas visuais, contribuir para diagnósticos mais precoces e uma maior conscientização da sociedade sobre a patologia”, afirma Bruna Rocha, Gerente Geral da Associação Crônicos do Dia a Dia. 

Em março, é comemorado o Dia Mundial de Optometria, área da Saúde focada nos olhos. Então, para ressaltar a relevância do cuidado com eles, as associações CBOO (Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria), WCO (World Council of Optometry), ALDOO (Asociación Latinomericana de Optometría y Óptica) e entidades estaduais filiadas formaram uma parceria para criar a Campanha Março Verde: Conscientização em Saúde Visual - unindo à homenagem a necessidade de se prevenir. 

Estudos apontam que mais de 96 milhões de brasileiros sofrem com problemas de visão. Desse montante, cerca de 6 milhões são crianças em idade escolar, desassistidas pela falta de implementação de um programa eficaz de saúde. 

Para Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro, a exposição é uma forma de garantir a saúde de todos. “O cuidado e o bem-estar de seus clientes são premissas da concessionária, que busca ser referência em mobilidade humana. Por isso, ao falar sobre a NMO, queremos que as pessoas possam conhecer um pouco mais sobre a importância do ‘Março Verde’ e se informar sobre como determinadas doenças podem ser identificadas e tratadas”, diz.


Serviço:

Exposição “Março Verde” - Associação Crônicos do Dia a Dia - até 30 de abril

Estação São Paulo-Morumbi - Linha 4-Amarela

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados