A chegada da Covid-19 acelerou a transformação digital, ao mesmo tempo em que trouxe uma nova forma das empresas e a mídia conduzirem as relações públicas (RP), na qual se tornou fundamental ter informações mais precisas, respostas mais rápidas e estratégicas a situações imprevistas, além de monitoramento de mídia abrangente e inteligente.
O Instituto de Relações Públicas (IPR) entrevistou
recentemente 300 executivos de comunicação e gerentes seniores para entender
como as empresas estão preparadas para o cenário pós-pandemia. O estudo mostra
que os executivos corporativos entendiam a necessidade da comunicação para
lidar com a pandemia. Mais de três quartos (81%) dos entrevistados consideraram
o papel de comunicação de sua empresa em face do Covid -19 como
"essencial" ou "muito importante". Embora a maioria das
empresas tenha feito todos os esforços para se preparar para cenários críticos,
apenas 30% sentiram que suas empresas estavam “extremamente” preparadas para
lidar com uma crise, enquanto 55% disseram que estavam “um pouco” preparadas.
No entanto, mais da metade dos entrevistados (44%) disse que seu plano de
comunicação de crise não incorporou as diretrizes para doenças pandêmicas.
Pior, 10% dos entrevistados acreditam que não têm um plano de comunicação de
crise.
Cenários
como este demonstram a necessidade da comunicação estratégica e relações
públicas. No Brasil, por exemplo, uma marca de roupas foi duramente criticada
após colocar à venda quatro modelos diferentes de máscaras faciais a preços
exorbitantes, o que resultou em repercussões tão negativas que o Procon entrou
em ação.
Essas
“novas” crises, criadas em um cenário inesperado, precisam de uma estratégia
distinta que só pode ser executada por uma equipe de RP forte e eficiente. Com
base nisso, listamos 7 razões pelas quais o RP se tornou (ainda) mais essencial
durante a pandemia de Covid-19.
1. Capacidade
de lidar com crises
Embora
muitas empresas de RP tenham tido um 2020 desafiador, as equipes de comunicação
corporativa e de RP trabalharam incansavelmente para ajustar suas mensagens,
dando entrevistas, desenvolvendo planos de comunicação para crises e mantendo o
público calmo. Dessa forma, o PR demonstra não apenas sua habilidade de navegar
em águas complexas, mas também o quão importante o setor é.
2. Rentabilidade
Com
algumas exceções, incluindo as indústrias de saúde e entretenimento, a pandemia
teve uma influência prejudicial sobre os gastos de marketing da maioria das
organizações. Então, para onde eles redirecionaram o dinheiro? Muitos
recorreram ao RP, o primo mais lucrativo da publicidade, com o difícil desafio
de persuadir os outros de que o investimento valia a pena.
3. Confiança
Segundo
comunicadores e jornalistas de Relações Públicas, a maior estratégia para
superar uma crise é construir confiança, o que vai melhorar a reputação das
organizações para as quais trabalham. Vimos uma combinação das áreas de RP,
marketing, mídia social e comunicação corporativa como nunca antes.
4. Inovação
tecnológica
As
agências de RP tiveram que se adaptar, implementando ferramentas tecnológicas
para coletar mais informações e monitorar questões importantes, tanto na mídia
tradicional (rádio, imprensa e televisão) quanto na digital.
5. Adaptação
e interpretação de cenários
A
pandemia demonstrou que agora, mais do que nunca, os profissionais de RP devem
ser capazes de compreender rapidamente novos cenários. Entender a situação dos
clientes - no caso das agências e acompanhá-los do ponto de vista 360 é
fundamental para evitar erros. O mundo está cada vez mais rápido e esse
acompanhamento deve ser constante.
6. O
toque humano
Os
consumidores de hoje exigem e apreciam a empatia, e os profissionais de RP
estão comprometidos em entregá-las. As pessoas perceberam a fragilidade não só
da nossa existência, mas também da nossa dependência e relacionamento com os outros
em momentos de tanta incerteza, razão pela qual as relações públicas são tão
importantes.
7. O
poder dos influenciadores
Devido
à pandemia, os influenciadores receberam um aumento notável nas interações e no
envolvimento de seu conteúdo. É do conhecimento geral que muitas campanhas
tradicionais foram paralisadas, atrasadas ou suspensas, principalmente no setor
de turismo e hotelaria. Portanto, foi necessário que as marcas aprendessem a se
reinventar para superar essa crise e continuar crescendo.
Os
desafios da pandemia, bem como os novos cenários que surgiram em decorrência
dela, têm causado mudanças em organizações em todo o mundo. A maneira como
muitos se comunicavam e se posicionavam antes que seu público-alvo se tornasse
desatualizada e tivesse que mudar. Tecnologia, pensamento estratégico e
adaptabilidade são essenciais para a comunicação em um mundo pós-covid-19.
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Ari Lisjak - CEO ISource Marketing
ISource Marketing - agência de
marketing e comunicação especializada na indústria de tecnologia
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